FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – UFMG


Resultado de solicitação de Disciplinas Isoladas – 1º SEMESTRE DE 2016 (Corrigido)


PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA - OFERTA DE DISCIPLINA – 1º SEMESTRE DE 2016

 

                                                                                                                                                                                        

CÓD.

SALA

CURSO

DISCIPLINA

PROFESSOR

DIA DA SEMANA/ HORÁRIO

CRÉD/ C.H.

CLAS.

SOA 904

3001

M/D

Teoria Antropológica Clássica

Karenina Vieira

5ª-Feira – 14:00 às 18:00

04/60

OB

SOA 906

3001

M/D

Teoria Arqueológica

Luís Symanski

4ª-Feira – 08:00 às 12:00

04/60

OB

SOA 977

3001

D

Seminário de Estudos Avanç. Em Antrop. Social e Arqueologia

Eduardo Vargas/

Andrei Isnardis

3ª-Feira – 14:00 às 18:00

04/60

OB

SOA 981

 

3056

M

D

Antropologia do Gênero

Érica Renata

4ª-Feira – 14:00 às 18:00

04/60

OP

SOA 983

3056

M

D

Tópicos Especiais em Antropologia H1: Desenvolvimento, Estado e Conflitos

Andréa Zhouri

2ª-Feira – 14:00 às 18:00

04/60

OP

SOA 983

3001

M

D

Tópicos Especiais em Antropologia H2: Etnologia e arqueologia da Amazônia

Ruben Caixeta

2ª-Feira – 14:00 às 18:00

04/60

OP

SOA984

3056

M

D

Tópicos Especiais em Arqueologia H2: Objetos, Culturas e Sujeitos: as relações dos grupos humanos com a cultura material

Maria Jacqueline

5ª-Feira – 14:00 às 18:00

04/60

OP

SOA 908

3014

M

Pesquisa Antropológica 1

(SOMENTE PARA ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA)

Ana Beatriz

4ª-Feira – 08:00 às  10:00

02/30

OB

SOA 910

3001

M

Pesquisa Arqueológica 1

(SOMENTE PARA ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA)

Maria Jacqueline Rodet

3ª-Feira – 08:00 às 10:00

02/30

OB

 

SOA 985

 

M

D

 Estágio Docente

(SOMENTE PARA ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA)

Andrés Zarankin

6ª-Feira – 08:00 às 12:00

04/60

OB

TSE*000

 

M/D

Defesa de Dissertação/Tese

 

(Somente para alunos regulares do curso que já cumpriram os créditos )

 

 

* OBS: Os alunos regulares do Curso que estiverem já concluídos os créditos exigidos, deverão se matricular obrigatoriamente na atividade Elaboração de Dissertação/Tese (TSE-000). 

 

OBS: AS DISCIPLINAS  SOA 904, 906, 977, 908, 910 E 985 NÃO PODERÃO RECEBER PROTOCOLO EM DISCIPLINA ISOLADA

 

 

(VEJA EMENTA DAS DISCIPLINAS NA PÁGINA SEGUINTE)

 

EMENTAS:

 

SOA 904 – Teoria Antropológica Clássica

 

Acompanhamento do desenvolvimento histórico da disciplina desde a sua emergência, em fins do século XIX, até a sua consolidação, na primeira metade deste século. Mapeamento seletivo da teoria antropológica clássica com destaque para as tradições inglesa, francesa e americana. Serão enfatizadas as discussões em torno das categorias mestras do discurso antropológico, do problema da diferença e do método etnográfico.

 

SOA 906 – Teoria Arqueológica

 

As diversas correntes teóricas da arqueologia, desde os primórdios da disciplina até a atualidade, conforme sua ligação preferencial com a Antropologia ou com a História. Teorias voltadas para a construção de generalizações de caráter "científico" ou para a interpretação contextual das mudanças culturais. Estudo das propostas teóricas consagradas ou não que têm por tema a compreensão da natureza específica do material arqueológico e das etapas características da pesquisa arqueológica.

 

SOA 977 ­- Seminário de Estudos Avançados em Antropologia Social e Arqueologia

 

Discutir, em nível avançado, dilemas e proposições teóricas contemporâneos relativas às especificidades e às interfaces da antropologia social e da arqueologia. Conteúdo variável.

 

SOA 981 – Antropologia do Gênero – PARA ESTA DISCIPLINA SERÁ ABERTA APENAS 2 (DUAS) VAGAS PARA PEDIDO DE ISOLADA

 

Noções e problematizações das categorias de sexo, gênero e sexualidade na literatura antropológica. Histórico dos estudos de gênero na Antropologia. Etnografias e estudos de gênero no Brasil. Desigualdades de gênero e interseccionalidades. Problemas de gênero na Antropologia do final do século XX e início do século XXI.

 

CRITÉRIO PARA SELEÇÃO DOS PEDIDOS EM ISOLADA PARA ESTA DISCIPLINA: SERÃO ACEITO SOMENTE PARA CANDIDATOS QUE PARTICIPE OU DA TENHA PARTICIPADO DO GRUPO FEMINISMO E RELAÇÕES DE GÊNERO (DAA E DSO)

 

 

 

 

SOA 983 – Tópicos Especiais em Antropologia 1: Desenvolvimento, Estado e Conflitos

 

Intercepções e tessituras entre antropologia do desenvolvimento, antropologia do Estado e antropologia dos conflitos com foco em aspectos teóricos e etnográficos transversais. Abordagem crítica da categoria de desenvolvimento, sua genealogia, sentidos e efeitos de poder; relação dessa categoria com práticas de governo constitutivas da formação do Estado, entendendo-se o Estado como instituição em processo de formação continuada e não como realidade sedimentada. Enfoques e situações de conflito que ensejam desafios para as teorias e práticas antropológicas no mundo contemporâneo. A partir de experiências etnográficas, a disciplina buscará analisar as relações entre políticas públicas, intervenções governamentais e grupos sociais, muitos dos quais construídos como diferenciados na sociedade brasileira, sobretudo considerando-se os processos e contextos de promoção de políticas de desenvolvimento.

 

SOA 983 - Tópicos Especiais em Antropologia 2: Etnologia e arqueologia da Amazônia

 

O objetivo do curso é apresentar a articulação entre etnologia e arqueologia nas terras baixas da América do Sul (na Amazônia, em particular). Dentre os principais temas a serem estudados/discutidos, destacam-se: O debate entre materialismo (ou ecologia cultural) e estruturalismo. A história cultural da Amazônia. As principais áreas culturais e classificações linguísticas da região. Processos de concentração e dispersão dos povos indígenas. O meio ambiente como fonte de recurso e como resultado das práticas indígenas.

 

SOA 984 - Tópicos Especiais em Arqueologia 2: Objetos, Culturas e Sujeitos: as relações dos grupos humanos com a cultura material

 Ementa: um dos grandes desafios da arqueologia é entender ou se aproximar dos grupos que produziram ou utilizaram os objetos em estudo, os quais refletem, entre outras coisas, desejos, escolhas, necessidades e modos de vida. Trazer vestígios do passado para a atualidade, passa pela necessidade de discuti-los a luz de teorias diversificadas, de questioná-los e resignificá-los, mas também de entender as políticas nacionais de valorização e apresentação desse patrimônio ao publico.

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é analisar essa relação através de um conjunto de disciplinas (antropologia, etnologia, arqueologia, museologia, etc), desenvolvendo leituras (complementadas com análise de material) que permitirão debates e reflexões sobre suas questões fundamentais e as metodologias utilizadas para seus estudos, conservação e exposição.

 

Metodologia: o curso se estrutura em leituras e discussões orientadas dos textos propostos, em forma de seminário; além de estudo de pelo menos um objeto escolhido pelo aluno.

 

SOA 908 - Pesquisa em Antropologia I

Disciplina destinada à preparação e desenvolvimento de projeto de pesquisa para dissertação.

 

SOA 910 - Pesquisa em Arqueologia I

Disciplina destinada à preparação e desenvolvimento de projeto de pesquisa para dissertação.

 

SOA 985 - Estágio docente

 

Disciplina dedicada à prática de trabalho voltado para o treinamento dos alunos de Pós-Graduação em diferentes atividades docentes.

 

Cronograma de  disciplinas isoladas