Projeto de Extensão

Pensaragir: Reflexão e Defesa Animal e Ambiental

Programa interdisciplinar, que busca articular extensão, ensino e pesquisa acerca dos temas Saúde Pública, Meio Ambiente e Abandono de Animais, promovendo a integração da FAFICH, com outras Unidades da UFMG e com a comunidade externa.

Na FAFICH o grupo já vem atuando voluntariamente desde 2009, realizando principalmente o controle de população felina em suas dependências. Nesse período, o grupo conseguiu capturar, castrar, vacinar e vermifugar mais de 50 gatos adultos e encaminhar para adoção cerca de 200 filhotes. Dentre os adultos, a maioria foi encaminhada para um gatil para serem socializados, os mais dóceis foram adotados e alguns poucos, muito ariscos, foram devolvidos às dependências FAFICH/FALE/ECI, sendo que os machos devolvidos foram vasectomizados (e não castrados) para evitar que novos machos venham ocupar as Unidades.

A partir de 2011, foi criado o Grupo de estudos Pensar o Animal que busca refletir sobre temas diversos na relação animal/ser humano/sociedade. O programa conta com dois projetos:

  1. Animais do Campus – Esterilização, adoção e proteção. Este projeto, mais prático, visa reduzir os problemas decorrentes do abandono de animais, inicialmente no entorno da FAFICH, e posteriormente, com o apoio da Universidade e adesão de mais participantes, nas dependências do Campus UFMG, através do encaminhamento dos animais, que serão vacinados e castrados para adoção e incentivo à posse responsável;
  2. Grupo de Estudos e Pesquisa Pensar o Animal: reflexão sobre “animalidade” e sua representação na cultura. Este projeto tem por objetivo investigar diversas temáticas referentes ao animal no mundo pós Iluminista.