Home > Destaque > CEM promove o XII Seminário de Estudos Mineiros

Imprimir Voltar

CEM promove o XII Seminário de Estudos Mineiros

O Centro de Estudos Mineiros da Fafich/UFMG promove, de 12 a 14 de junho, o XII Seminário de Estudos Mineiros (SEM) – Mineração, Cidadania e História – Inconfidência 230 anos, no auditório do Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2), campus Pampulha. As inscrições como ouvintes estão abertas até segunda-feira, dia 10 de junho. Os interessados devem preencher formulário disponível on-line  e enviá-lo para o e-mail seminariodeestudosmineiros@gmail.com.

Simpósios temáticos, mesas-redondas e conferências serão realizados ao longo dos três dias. O republicanismo italiano, a representação de Tiradentes antes de sua apropriação pela República e as inundações em Mariana são alguns dos temas presentes na programação do evento. Outras informações pelo telefone (31) 3409-5053 ou no e-mail cem@fafich.ufmg.br

O SEM é realizado a cada dois anos e em 2019, tem como objetivo relembrar os 230 anos da Inconfidência Mineira, refletindo, de forma aprofundada e crítica, a atividade de mineração no Estado – dos primórdios da capitania colonial portuguesa até os dias atuais. Participarão do evento, representantes do Ministério Público de Minas Gerais, jornalistas e pesquisadores da UFMG e de várias universidades.

As atividades buscam somar vozes à necessidade de democratização na discussão dos projetos, seriedade na fiscalização da atividade e responsabilidades do Estado, das empresas mineradoras e das instituições republicanas no trato dessa economia.

Fonte: CEDECOM/UFMG

Destaque

Últimas Notícias

Ver todos >