Corpo Docente

André Luiz Freitas Dias

Professor e pesquisador-extensionista do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, credenciado na instituição como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (Doutorado e Mestrado Acadêmicos) e do Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE), da Faculdade de Educação; como membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, da Faculdade de Medicina (Mestrado Profissional). Realiza também na UFMG trabalhos vinculados ao Programa Transdisciplinar de Extensão, Ensino e Pesquisa Social Aplicada Polos de Cidadania, no qual é membro da equipe de Coordenação Geral e Acadêmica, e, desde 2015, atua junto ao Grupo Internacional de Investigación “Cultura, História y Estado” (GIRCHE), da Universidade de Barcelona, como professor e pesquisador colaborador. Principais temas de interesse: a) Direitos Humanos, Saúde Coletiva, Direito à Existência e ao Cuidado; b) Violências de Estado e de Mercado; c) Violações de direitos, Danos Existenciais e ao Projeto de Vida em contextos de conflitos urbanos e hidro-socioambientais; d) Fortalecimento de Modos de Existência/Resistência e Ética do Cuidado.

Claudia Lins Cardoso

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência nas seguintes áreas: Psicologia Clínica, abordagem gestáltica, Saúde Pública. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial do Departamento de Psicologia (lato sensu), FAFICH/UFMG. Gestalt-terapeuta e supervisora. Autora de vários artigos em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livro. Membro da Associação Brasileira de Gestalt-terapia. Coordenadora do Laboratório de Processos de Análise em Subjetividade – LAPS, do DPsi- FAFICH/UFMG.

José Paulo Giovanetti

Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain, doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain. Atualmente é Professor Titular do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, professor titular da Faculdade de Estudos Administrativos e Membro de corpo editorial da Boletim. Academia Paulista de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia genética, fenomenologia, amor, Winnicott, Binswanger.

Laura Cristina Eiras Coelho Soares

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, Área de Concentração em Psicologia Social, Linha de Pesquisa: Cultura, Modernidade e Subjetividade. Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa – CNPq denominado Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) que tem como objetivo pesquisar questões relacionadas à Psicologia Jurídica segundo a vertente que dialoga com a Psicologia Social. O presente grupo busca refletir sobre a relação entre a Psicologia e o Direito, enfocando a atuação do psicólogo em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. Trata-se de um núcleo composto por pesquisadores pertencentes a universidades de diferentes estados brasileiros.

Maria Madalena Magnabosco

Graduação em Psicologia (Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Minas Gerais; Formação e Especialização em Psicologia Clínica (SID APA – BH); Especialização em Psicopedagogia (Cepemg); Especialização em Ensino a Distância (Uniube); Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós Doutorado em Estudos Culturais pelo PACC – UFRJ. Atuações na área acadêmica: Faculdade Pitágoras BH (Psicologia). Professora do curso de pós-graduação em Análise Existencial e Gestáltica (Belo Horizonte). Psicologia Clínica (Abordagem Fenomenológico-Existencial – desde 1983) Prática acadêmica em cursos de graduação e Pós graduação em Psicologia (desde 2000). Coordenadora do Núcleo ABRAPSO de Belo Horizonte – Gestão 2015. Membro da Associação Latinoamericana de Psicoterapia Existencial.

Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista 

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2019. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. Trabalhou como psicoterapeuta em consultório particular de 2002 a 2019. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em psicologia fenomenológico-existencial e Daseinsanalyse. Coordenador do GT96 da ANPEPP “Psicologia Fenomenológico-hermenêutica e questões contemporâneas”. Foi professor na Universidade Paulista (UNIP) e substituto na PUC-SP.

Renato Tocantins Sampaio

Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística – Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona na Graduação em Música/Musicoterapia, na Especialização em Neurociências, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-graduação em Música e no Programa de Pós-graduação em Neurociências. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Clínica em Musicoterapia, Avaliação Musicoterapêutica, Transtornos do Desenvolvimento, Educação Musical e Educação Inclusiva. Líder do Grupo de Pesquisa (cadastrado no CNPq) “Centro de Estudos em Musicoterapia” na UFMG. Apresentou trabalhos em eventos científicos e publicou artigos e capítulos de livro no Brasil e no Exterior.

Saleth Salles Horta

Graduação em Psicologia pela PUC-Minas, Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Fenomenológica pela PUC-Minas. Psicoterapeuta desde 1980. Ex-professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Análise Existencial e Gestalt-terapia na FEAD (de 2005 a 2016). Supervisora.

Telma Fulgêncio Colares da Cunha Melo

Graduação em Psicologia pela PUC-Minas, Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Fenomenológica pela PUC-Minas. Psicoterapeuta desde 1980. Ex-professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Análise Existencial e Gestalt-terapia na FEAD (de 2005 a 2016). Supervisora.

Tereza Cristina Peixoto

Professora adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (LAGIR/UFMG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialista em Psicologia Hospitalar, em Saúde no Trabalho e apoiadora do HumanizaSUS. Mestre e doutora em em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Católica de Minas Gerais. Tem experiência em Psicologia Hospitalar, em Humanização e Educação em Saúde, Saúde no trabalho, Intervenção Psicossocial e Organização dos serviços de saúde.

 

 

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