Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Atualização: “INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: DIÁLOGOS ENTRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS”

Inscrições pelo site http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx…

Apresentação e justificativa:
O curso a ser oferecido se propõe a ministrar uma formação complementar a profissionais e estudantes de várias áreas no que se refere à assistência e garantia de direitos às crianças e adolescentes. O conteúdo programático do curso privilegiará conceitos e discussões sobre as políticas públicas e contribuições da Psicanálise neste âmbito de atuação. O curso será uma maneira de capacitar os profissionais que atuam na rede de atenção e proteção de crianças e adolescentes através de discussões teóricas e estratégicas pautadas nas políticas, decretos e normativas, trazendo à tona também o arcabouço teórico e intervenções psicanalíticas.

Objetivos gerais:
Apresentar arcabouço teórico e estratégias práticas no que se refere à atenção e proteção de crianças e adolescentes através de um diálogo entre as contribuições da teoria psicanalítica e a construção e efetivação das políticas públicas.

Metodologia:
O curso será de 45hs/aula, distribuídas em dois eixos: psicanálise e políticas publicas. Contempla a capacitação do técnico através da assimilação de conteúdos didáticos referenciados em distintos campos do saber: Psicologia, Saúde, Direito e Ciência Política. Os conteúdos selecionados pelas disciplinas, uma vez aplicados ao problema do abuso sexual infanto-juvenil, irão gerar outros conteúdos didáticos necessários a uma preparação mais ampla de um assessor técnico para o enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. O curso contará com: aulas expositivas divididas em módulos; seminários clínicos; leitura e discussão de textos.

Equipe docente:

Professores do Curso de Psicologia e do Curso de Ciências Políticas da UFMG; mestres e doutores da equipe técnica do Projeto CAVAS/UFMG

Caracterização do público-alvo:
Profissionais e estudantes de: Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Direito e áreas afins. Estudantes a partir do 5° período.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade I – Políticas públicas e suas relações com a infância e adolescência

A unidade visa apresentar conceitos, tipos e fases das políticas públicas, assim como trazer a tona a discussão das políticas sociais brasileiras e seus aspectos conceituais e teóricos. As estratégias contemporâneas de gestão de políticas públicas também serão alvo de discussão.

Unidade II – A política de Proteção à Criança e ao Adolescente

O tema dessa unidade será a normatização da política de proteção à criança e ao adolescente. Configuração atual dos serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) destinados à criança e ao adolescente. Componentes, atribuições e fluxos no atendimento infantojuvenil nos sistemas de Justiça Local e de Garantias de Direitos.

Unidade III – A Clínica Psicanalítica com crianças

A clínica psicanalítica com crianças introduziu novidades conceituais e técnicas dentro da metapsicologia psicanalítica freudiana que criaram uma especificidade que demanda constante revisão. No presente Curso de Atualização pretendemos, a partir das contribuições advindas da abordagem psicanalítica das relações objetais (extraída de autores como Melanie Klein, Donald Winnicott e Silvia Bleichmar), promover reflexões que atualizem as nossas elaborações sobre o diagnóstico, o tratamento, e as intervenções nessa clínica, com destaque para os casos de violação de direitos.

Unidade IV: A Clínica Psicanalítica com Adolescentes

Nesta unidade serão apresentadas as especificidades da clínica psicanalítica com adolescentes, enfocando princialmente as atuações que são decorrentes dos efeitos do abuso sexual na infância.

Unidade V: Possibilidades de intervenção em contextos de violência sexual

Os estudos teóricos e clínicos do Projeto CAVAS/UFMG servirão de guia para a discussão das intervenções que podem ser realizadas pela rede de enfrentamento à violência sexual infanto juvenil do município de Belo Horizonte/MG.