Colegiado


Os Cursos de Graduação de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da área de Ciências Sociais Aplicadas são, atualmente, dirigidos por um órgão colegiado composto por professores representantes indicados pelos diversos departamentos que compõem os cursos, além de representantes discentes eleitos pelos estudantes. O Colegiado é presidido por um Coordenador eleito pelos seus membros e é o responsável por toda a gestão administrativa e pedagógica dos cursos.

Conforme o Regimento Geral da UFMG – Título II compete aos colegiados de curso:

Art. 54. A coordenação didática de cada curso de Graduação, Mestrado e Doutorado é exercida por um Colegiado de Curso, com as seguintes atribuições:
I – orientar e coordenar as atividades do curso e propor ao Departamento ou estrutura equivalente a indicação ou substituição de docentes;
II – elaborar o currículo do curso, com indicação de ementas, créditos e pré-requisitos das atividades acadêmicas curriculares que o compõem;
III – referendar os programas das atividades acadêmicas curriculares que compõem o curso, nos termos do art. 49, §§ 1o e 2o, deste Estatuto;
IV – decidir das questões referentes a matrícula, reopção, dispensa e inclusão de atividades acadêmicas curriculares, transferência, continuidade de estudos, obtenção de novo título e outras formas de ingresso, bem como das representações e recursos contra matéria didática, obedecida a legislação pertinente;
V – coordenar e executar os procedimentos de avaliação do curso;
VI – representar ao órgão competente no caso de infração disciplinar;
VII – elaborar o plano de aplicação de verbas destinadas a este órgão.

Atribuições da Secretaria do Colegiado/Seção de Ensino

I – Assessorar a Coordenação do Curso dando suporte na gestão administrativa e acadêmica do Colegiado;
II – Acompanhar e executar todos os procedimentos relacionados a vida acadêmica do aluno desde o seu ingresso no curso até a sua conclusão.