Jornalismo


O curso de Jornalismo oferece 60 vagas anuais, sendo 40 para o 1º semestre (noite) e 20 para o 2º semestre (manhã). A carga horária total é de 3.000 horas (200 créditos), com duração padrão de 8 semestres (diurno) e 9 semestres (noturno).

Perfil do egresso
O perfil do egresso aponta para profissionais capazes de atuar no processo de produção da notícia, de maneira a dominar o processo de construção da informação jornalística, da pesquisa e da reportagem; adotar critérios de noticiabilidade conforme públicos e veículos; praticar a pesquisa jornalística e suas variações conforme mídias e veículos; avaliar as implicações éticas e epistemológicas do processo jornalístico de construção da realidade; compreender as relações entre processo jornalístico, vida social, mídias e linguagens.

Isso caracteriza uma formação que tornará o profissional apto a:
– Identificar e registrar fatos jornalísticos apresentando-os sob a forma de notícias e reportagens
– Realizar trabalho de apuração, pesquisa, edição e redação em tempo delimitado
– Avaliar, planejar e propor projetos na área da comunicação e do jornalismo
– Empreender a crítica da produção jornalística
– Produzir mensagens jornalísticas valendo-se de diferentes estruturas narrativas
– Dominar a linguagem jornalística em diferentes plataformas de comunicação

Projeto Pedagógico, Percurso Curricular e Ementas

Mercado de Trabalho

Confira mais informações sobre o curso, tais como carga horária, vagas, formação livre, entre outras, publicadas no site da UFMG. As disciplinas optativas mencionadas neste link podem ser alteradas de acordo com a oferta disponível a cada semestre.