Publicidade Propaganda


O curso de graduação em Publicidade e Propaganda oferece 40 vagas anuais, para o 1º semestre (manhã). A carga horária total do curso é de 2.700 horas (180 créditos), com duração padrão de 8 semestres (diurno).

 

Projeto Pedagógico de Publicidade e Propaganda, Percurso Curricular e Ementas

 

Perfil do egresso

O perfil do egresso aponta para profissionais com capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade do mundo contemporâneo; compreensão da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; competência para o planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria.

 

Mercado de Trabalho

Como em todas as áreas relacionadas à comunicação, o mercado de trabalho em publicidade passa por expansões e transformações. As agências de publicidade continuam constituindo importante espaço de trabalho em diversas áreas como criação, planejamento, produção, mídia, entre outras. Entretanto, a crescente importância das novas tecnologias, dispositivos e linguagens traz impactos no mercado, abrindo novas frentes de atuação para os/as profissionais de publicidade, dentro e fora do âmbito das agências e veículos. Assim, há profissionais que se inserem em atividades antes inexistentes como por exemplo webdesign, programação, arquitetura da informação, elaboração de estratégias de marketing de guerrilha, criação de ações mercadológicas em redes sociais, start ups, entre outras. O mercado de trabalho em publicidade tem valorizado o/a profissional com conhecimentos específicos e que, ao mesmo tempo, apresenta uma visão geral e crítica da comunicação das empresas.

Assim, a inserção no mercado pode se dar em diversas áreas de atuação, como:
a) Em agências de publicidade e de comunicação;
b) Em organizações de diversos tipos;
c) Em veículos de mídia impressa e eletrônica;
d) Como profissional autônomo/a;
e) Em instituições de ensino, como docente;
f) Em assessorias de comunicação e planejamento; de gestão de imagem corporativa; de planejamento, organização e produção de eventos;
g) Em agências de comunicação digital.