Estágio


O estágio no curso de Publicidade e Propaganda é regulamentado pela Resolução 01/2017 . O estágio tem as seguintes características:

  • O estágio é uma oportunidade de aprendizado para o estudante e não é obrigatório para o curso de Publicidade e Propaganda. Ele consiste na atividade de Vivência Profissional Complementar e pode ser aproveitado para integralização de até 8 (oito) créditos em Atividades Complementares, conforme previsto no Projeto Pedagógico.
  • O estágio deve contemplar um plano de atividades que descreva ações realizadas pelo estudante na área da Comunicação.
  • A carga horária máxima do estágio é de 30 horas semanais e poderá ser eventualmente alterada para não prejudicar o bom aproveitamento do estudante no curso (caso de provas ou comparecimento à Comissão de Estágio, por exemplo).
  • O estágio do estudante do Curso de Publicidade e Propaganda é acompanhado pela Comissão de Estágio deste curso de forma conjunta com a Coordenação de Curso.
  • A Comissão de Estágio é responsável por aprovar o plano de atividades proposto ao início do estágio, receber e avaliar os relatórios parciais e finais do estágio.
  • As atividades didáticas do estudante são prioritárias e a participação e aproveitamento do aluno no curso não podem ser prejudicadas pela participação no estágio.

Consulte a cartilha sobre a lei de estágio e a íntegra da Lei do estágioLEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Comissão de Estágio do curso de Publicidade e Propaganda – 2º Semestre de 2019

Orientador Prof. André Melo Mendes

Atendimento na sala 1042, 4ª feira de 11h15 às 12h15

 

Procedimentos básicos para realização do estágio

 

Antes de iniciar o estágio, o estudante deve:

PASSO 1: Verificar se a organização onde irá realizar estágio já possui um protocolo de estágio celebrado com a UFMG. Para verificar se o protocolo já foi criado consulte os links abaixo

FAFICH (para convênios celebrados apenas no âmbito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas)

ProGrad (para convênios celebrados no âmbito da UFMG, através da Pró-Reitoria de Graduação

PASSO 2: Caso a organização já possua um protocolo vigente firmado, siga para o próximo passo. Caso não possua, veja aqui as orientações para o estabelecimento de protocolo de estágio.

Caso a organização não possua um protocolo de estágio firmado com a FAFICH, ou caso este tenha expirado, o estudante deverá providenciar então um novo protocolo de convênio da empresa interessada junto à FAFICH. O procedimento, neste caso, é simples e não depende do horário da comissão de estágio. Faça aqui o download do modelo de Protocolo de Estágio a ser firmado entre a empresa e a FAFICH (versão atualizada em 24/4/2018) . O estudante deve imprimir duas vias do modelo, preencher com os dados da organização onde fará estágio. As duas vias tem que ser assinadas e carimbadas pelo responsável da organização, deixando o campo da data em branco. O estudante deverá entregar as duas vias assinadas na Secretaria do Colegiado, que irão encaminhar os documentos à Diretoria da FAFICH para formalizar o protocolo.

PASSO 3: O estudante deve comparecer ao atendimento da Comissão de Estágio do Curso de Publicidade e Propaganda, portando os seguintes documentos preenchidos e assinados pela empresa e pelo estudante.

Três vias do Termo de Compromisso: o termo de compromisso deve conter o número do Protocolo de Estágio firmado com a FAFICH e número de apólice do seguro-saúde. Tem que estar prévia e devidamente assinado pelo aluno e pelo supervisor da empresa – com o carimbo da mesma.

Três vias do Plano de Atividades: Tem que estar prévia e devidamente assinado pelo aluno e pelo supervisor da empresa – com o carimbo da mesma.

ATENÇÃO: O estudante deve comparecer à Comissão para formalizar o início do estágio no prazo máximo de 30 dias após o início das atividades. A Comissão de Estágio e a Coordenação de Curso não assinarão Termos de Compromisso com data retroativa superiores a este período.
 Durante o estágio, observar:

Caso o estudante interrompa o estágio antes do prazo descrito no Termo de Compromisso, deve trazer o termo de rescisão em três vias à Comissão de Estágio (este modelo pode ser o utilizado pela empresa);

Em caso de prorrogação do estágio (aditamento), o estudante deverá trazer o novo Termo de Compromisso à Comissão de Estágio.

 Após o estágio:

A cada seis meses, o estudante deverá apresentar o Relatório de Atividades de Estágio em duas vias – mesmo que ele prossiga no estágio por mais tempo. Uma via fica arquivada no Colegiado de Publicidade e Propaganda, e a outra fica para o próprio discente, caso queira depois solicitar que esta vivência profissional seja integralizada como créditos (veja o Projeto Pedagógico do Curso para mais informações sobre aproveitamento de créditos).