NDE


O Núcleo Docente  Estruturante (NDE) é uma instância de caráter consultivo, para acompanhamento do curso, visando à contínua promoção de sua  qualidade.

São atribuições do NDE:
I – acompanhar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do curso, tendo em vista a preservação de sua atualidade, em face das demandas e possibilidades do campo de atuação profissional e da sociedade, em sentido amplo;
II – contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, quando houver, bem como a necessidade de promoção do desenvolvimento de competências, visando à adequada intervenção social do profissional, em seu campo de atuação;
III – zelar pela execução do currículo, tendo em vista a flexibilização curricular em curso na UFMG, bem como as políticas e estratégias necessárias à sua efetivação;
IV – indicar formas de articulação entre o ensino de graduação, a extensão, a pesquisa e a pós-graduação, considerando as demandas específicas do curso e de cada área do conhecimento.

O NDE é presidido pela professora Fábia Pereira Lima, coordenadora do Colegiado dos cursos de Comunicação Social, e composto pelos representantes dos seguintes domínios:

Fundamentos Sociossimbólicos da Comunicação
Compreensão do processo comunicacional, tendo em vista seus aspectos epistemológicos, sociais e discursivos. As mídias: suas especificidades e as relações com a vida social – ética, cultura, política e história. Procedimentos de análise de situações e produtos de comunicação: processos, instrumentos, implicações – entre outras formas de organização do conhecimento na grande área da Comunicação Social da UFMG.

Representantes:
Professora Paula Guimarães Simões – Titular

Professora Ângela Cristina Salgueiro Marques – Suplente
Mandato previsto: 29/04/2014-28/04/2018

Comunicação Estratégica
Relações Públicas e a gestão do processo comunicacional como recurso estratégico de organizações. O planejamento da comunicação: processos, instrumentos, implicações. Ações de comunicação considerando a segmentação de públicos: a mobilização social.

Representantes:
Professor Márcio Simeone Henriques – Titular
Professora Valéria de Fátima Raimundo – Suplente
Mandato previsto: 29/03/2016-28/03/2018

Processos Jornalísticos
A construção da informação jornalística, a pesquisa e a reportagem; a noticiabilidade conforme públicos e veículos; a pesquisa jornalística e suas variações conforme mídias e veículos.

Representantes:
Professor Carlos Frederico de Brito D’Andrea – Titular

Professora Joana Ziller de Araújo Josephson – Suplente
Mandato previsto: 29/03/2016-28/03/2020

Criação e Análise Verboaudiovisual
A produção de imagens gráficas, eletrônicas e digitais com fins mercadológicos e artísticos; técnicas e processos de produção nos meios de comunicação. As articulações entre imagens e outras linguagens e o processo de composição textual. As dimensões estéticas e informativas das linguagens gráficas, eletrônica e digitais.

Representantes:
Professora Roberta de Oliveira Veiga – Titular
Professor André Melo Mendes – Suplente
Mandato previsto: 29/03/2016-28/03/2018