Trancamento de matrícula é a suspensão das atividades acadêmicas de um semestre letivo. Na UFMG, há duas modalidades: total e parcial.
Trancamentos totais ou parciais são feito pelo aluno(a) diretamente no Sistema Acadêmico de Graduação (SIGA), via portal MinhaUFMG. A opção deve ser acessada no módulo de Requerimentos de Ocorrências –> Criar a ocorrência de trancamento –> Enviar. O colegiado receberá a sua solicitação e efetuará a análise do seu pedido.
Trancamento parcial
- O trancamento parcial consiste em interromper o curso de uma disciplina específica dentre as que o aluno está cursando num dado semestre.
- Trancamentos parciais podem ser concedidos até duas vezes em cada atividade acadêmica – uma com justificativa, outra sem justificativa –, nos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico da UFMG.
- É possível fazer o trancamento parcial de mais de uma disciplina no mesmo semestre, desde que a soma dos créditos das disciplinas que não serão trancadas não fique abaixo do mínimo de créditos exigido por semestre, conforme estabelecido nas Normas Gerais do Ensino de Graduação, ou seja, 180 horas-aula ou 12 créditos.
Trancamento total
- O trancamento total consiste em interromper todas as disciplinas que um aluno está cursando naquele semestre.
- Esse tipo de trancamento pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia letivo de cada semestre
- Caso algum(a) professor(a) tenha fechado o diário de classe de alguma turma na qual o(a) aluno(a) está matriculado, o trancamento não pode ser feito. Por isso, não é indicado fazer o trancamento total na última semana letiva do semestre.
- No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo.
- O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso. Para isso, é preciso anexar documentação comprobatória da justificativa no processo do SIGA.
Justificativas
Para trancamentos com justificativa (parciais ou totais), nunca deixe de anexar toda documentação comprobatória possível, num único PDF legível.
- Casos médicos (saúde física ou mental): a documentação mais importante é o laudo médico. Receitas de remédios e similares não serão aceitos. Cartas com explicação mais detalhada da situação deve ser assinada pelo aluno.
- Cuidado de pessoas da família: é necessário documento comprovando relação de parentesco, documento assinado comprovando a condição de cuidador e laudo médico ou similar comprovando a necessidade especial da pessoa.
- Monografia: caso o aluno esteja cursando apenas monografia e não consiga terminá-la, pode fazer um trancamento total com justificativa, mas necessita de documento assinado pelo orientador atesta o caso. Não esquecer de pedir novo aceite para o semestre seguinte.
- Excesso de carga horária: aceita-se a justificativa apenas para trancamento parcial apenas para aluno(a)s matriculado(a)s em mais de 300 horas-aula naquele semestre. Deve-se enviar um documento assinado explicando sua situação.
- Incompatibilidade de horário com trabalho: O turno do curso é matutino, e portanto é necessário ter disponibilidade de assistir aulas das 7h30 às 11h10. O ideal é utilizar o saldo de trancamentos sem justificativa para esses casos. Em situações específicas, pode-se aceitar trancamento total com justificativa mas, nesses casos, o(a) aluno(a) deve:
-
- Documentar devidamente o horário de serviço (através de documento oficial da empresa)
- Acrescentar carta assinada explicando a situação e indicando que a escala de trabalho será alterada já no próximo semestre.
- Outros casos podem exigir outras documentações, mas sempre inclua uma carta assinada, além de outros documentos que você tenha que comprovem sua situação.
OBS: Conheça o Regime Especial (RE) e o Regime Acadêmico Especial de Permanência (RAEP).