Home > Destaque > Comunicação Social promove o Seminário Internacional “Esportes, Mídias e Tecnologias”

Imprimir Voltar

Comunicação Social promove o Seminário Internacional “Esportes, Mídias e Tecnologias”

BannerSite

Nos dias 12 e 13 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG promove o seminário “Esportes, Mídias e Tecnologias”. As atividades acontecem no Auditório Carangola, no 1º andar da Fafich.

O evento é organizado pelos grupos de pesquisa R-EST (Estudos de Redes Sociotécnicas) e pelo coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas) e coordenado pelos professores Ana Carolina Soares Vimieiro e Carlos Frederico de Brito D’Andréa, do Departamento de Comunicação Social (DCS) da UFMG.

Segundo os organizadores, o seminário pretende oferecer “uma discussão atual e aplicada sobre a temática ‘Esportes, mídia e tecnologia’.Sua realização se justifica pela atualidade do tema e pelo baixo número de pesquisas sobre o assunto, em especial no Brasil”. De acordo com Ana Vimieiro e Carlos D’Andréa, o evento busca promover uma articulação maior entre seus organizadores na área de Comunicação e Esporte, assim como uma integração com a comunidade acadêmica e seus esforços de pesquisa, ensino e extensão dos professores envolvidos.

O evento será aberto às 19h do dia 12 de agosto, com a palestra “Expecting Goals. The Big Data Discourses in Sports”, proferida pelo professor e pesquisador Markus Stauff, da Universidade de Amsterdã (UvA, Holanda). No dia 13, acontecem três mesas que discutirão diferentes abordagens sobre comunicação, esporte e suas interfaces. A primeira mesa, “Culturas Esportivas e Práticas do Torcer”, ocorre das 9h às 11h30 e conta com a participação da professora Ana Carolina Vimieiro e dos pesquisadores Pedro Marra (UFES, Brasil) e Rafael Fortes (Unirio, Brasil). No período da tarde, das 13h às 14h30, tem início a segunda mesa, “Entre o campo e as mídias: o Árbitro de Vídeo no futebol”, com os professores Carlos D’Andréa e Renan Petersen-Wagner (Leeds Beckett University, Inglaterra). A última, ”Esportes e Audiovisual: dinâmicas contemporâneas”, que acontece das 15h às 17h, conta com a presença de Lorena Tárcia e Geane Alzamora (UFMG, Brasil), Tatiana Ushinohama (UFF, Brasil) e Márcio Telles (UFES, Brasil).

O seminário “Esportes, Mídias e Tecnologias” é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados e/ou que atuam em setores ligados ao esporte. As inscrições podem ser feitas através do site do evento (https://doity.com.br/esportes-e-tecnologias/).

Destaque

Últimas Notícias

Ver todos >