• Vozes Negras na Comunicação

    Mídias, racismos e resistências

    Ver mais
  • Voz, Poder e Resistência: Abordagens interseccionais

    Conferência ocorrida no dia 06 de novembro foi ministrada pela professora titular da Goldsmiths University of London. Veja a íntegra da palestra.

    Ver mais

SOBRE

CORAGEM é o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero da UFMG. O grupo, chamado GRISpub em seu início, atuou de 2012 a 2016 ligado ao GRIS e tinha como foco a pesquisa e as reflexões críticas sobre publicidade, mídia e consumo. Nos anos recentes, as temáticas do grupo foram convergindo para os estudos sobre comunicação, gênero e raça, e o nome CORAGEM vem explicitar a ênfase na pesquisa das práticas comunicativas, principalmente as midiáticas, a partir de uma abordagem interacional e interseccional.

Voltado à análise de discursos e contradiscursos que circulam na sociedade, o CORAGEM investiga relações e representações midiatizadas de gênero, raça, classe, sexualidade, entre outras, refletindo sobre desigualdades sociais, tensões, negociações e ações de sujeitos e grupos em interação.

CORAGEM vem da raiz latina cor, a mesma de “coração”. O nome traz também a “cor” dos tons de pele, de corpos que carregam identidades, saberes e resistências. É preciso coragem para escrever do nosso ponto de vista na academia – sabemos que todo saber é localizado –, para pensar na primeira pessoa junto com quem veio antes, para ler autoras e autores contemporâneos e aqueles que estiveram excluídos das bibliografias há tempos. CORAGEM para pensar em opressões estruturais e também em transformações. Essa não é tarefa fácil, é como já escreveu uma vez Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

O CORAGEM é composto pela profª. Laura Guimarães Corrêa e pelo prof. Pablo Moreno Fernandes Viana (líder e vice-líder do grupo, respectivamente) e pelas professoras colaboradoras Maria Aparecida Moura e Tatiana Carvalho Costa. Além desses pesquisadores, também integram o grupo seus/suas orientandas/os de iniciação científica, graduação, mestrado e doutorado.


INTEGRANTES

Quem compõe o grupo


PUBLICAÇÕES

VER TODAS

Acesse as produções dos integrantes do Coragem

NOTÍCIAS

VER TODAS

Agenda de encontros, eventos, parcerias

CONTATO

Envie seu formulário com sua dúvida ou comentário que em breve retornaremos.

Formulário de contato
1 + 6 =