Os membros do Coragem Etiene Martins e Pablo Moreno Fernandes foram entrevistados pelo Jornal Estado de Minas para comentar o relançamento da esponja de aço inox “Krespinha”, da marca Bombril. 

Para Pablo, “ ‘Krespinha’ é mais um indicativo de desumanização de pessoas negras, frequente na história brasileira”. O professor completa: “Se a gente pensar, a escravidão já foi uma desumanização das pessoas negras na história da humanidade, em que elas se tornaram objeto de venda, em que as identidades foram negadas. Com a abolição a gente até vê uma tentativa de mudança, mas ainda há uma resquícios de desumanização muito forte no imaginário”. 

Etiene também comenta: “Limita o espaço social da mulher negra, ligando-a necessariamente a uma força servil, celebrado no imaginário escravocrata. Reafirma esse lugar subalterno”. 

“É o que [o autor] Adilson Moreira chama de racismo recreativo, mas classifica um lugar no imaginário das pessoas. O racismo nasceu lá na escravidão, mas se reinventa pra subalternizar as pessoas negras, inclusive através da linguagem. É inadmissível pensar que uma empresa, no país com uma população negra do tamanho do Brasil, se preste a esse lugar”. 

A reportagem foi publicada no dia 17/06/2020  e pode ser lida no site do Jornal Estado de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *