O Coragem conta com mais uma parceira internacional: a doutora Deborah Gabriel, acadêmica britânica que pesquisa em raça, gênero, cultura, mídia e comunicação; além de atuar como consultora em igualdade, diversidade e inclusão na educação.

 Seu trabalho é focado em transformações sociais no ensino universitário e, mais amplamente, na sociedade. É fundadora e diretora da Black British Academics (Acadêmicas Britânicas Negras), da qual a profa. Laura Guimarães Corrêa é patrona. O BBA é uma rede de trabalho global de pesquisadores comprometidos com o combate à desigualdade racial no ensino universitário e além dele. O grupo lidera pesquisas em desigualdades raciais e de gênero e em práticas de ensino inclusivas, através do projeto Ivory Tower and 3D Pedagogy Framework – para descolonizar, democratizar e diversificar o currículo universitário. 

Deborah Gabriel, docente da Universidade de Bournemouth, tem interesses de pesquisa interdisciplinares e realiza investigações a partir de um ponto de vista racial crítico e de uma perspectiva feminista negra, para analisar as relações entre raça, poder, privilégio e desigualdade. 

Dra. Gabriel é especializada em métodos mistos e em pesquisa qualitativa-interpretativa, usando paradigmas críticos, transformadores e emancipadores, fundamentados no feminismo negro e na teoria racial crítica. Além disso, também desenvolveu o projeto Ivory Tower, sobre desigualdade de raça e gênero, liderando times de pesquisa em duas importantes publicações: ‘Inside the Ivory Tower: Narratives of Women of Colour Surviving and Thriving in British Academia’ (“Dentro da torre de marfim: narrativas de mulheres de cor sobre vivendo e crescendo na academia britânica”), publicado em 2017, e ‘Transforming the Ivory Tower: models for Gender Equality and Social Justice’ (“Transformando a torre de marfim: modelos para igualdade de gênero e justiça social”), publicado em 2020. 

A Dra. Gabriel comenta sua entrada para o grupo de pesquisa: “Eu fico feliz em entrar para o Coragem – ele se encaixa perfeitamente em meu trabalho. Inclusive, estou trabalhando com a editora Routledge em uma coletânea sobre raça e mídia e em breve terei mais detalhes sobre esse projeto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *