Pablo Moreno Fernandes, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e vice-líder do Coragem, teve seu artigo O RACISMO REVELADO PELA AUSÊNCIA: Representatividade negra em anúncios de revista, aceito para apresentação na Compós 2020. Em conversa, Moreno Fernandes compartilha que seu objetivo é analisar os modos de representação da negritude e suas interseccionalidades na publicidade de anúncios da Revista Veja no ano de 2019, partindo inicialmente de análises numéricas. Ele nos revela que o artigo faz parte de um projeto maior, que ele desenvolve durante seus primeiros três anos na UFMG.

O artigo foi submetido ao congresso da Compós em fevereiro e o resultado saiu em maio, sendo o único trabalho do GT de Consumos e Processos de Comunicação, que aborda raça. Sobre isso, Pablo salienta: “O consumo é um importante elemento de construção de identidade e é muito afetado (assim como afeta também) pelo racismo”. Tal fato é um reflexo da dificuldade que academia tem de lidar com pesquisas relacionadas à raça, que por sua vez é retrato da sociedade, da herança colonial do nosso país, como diz o professor. Desse projeto de três anos, surgiu um subprojeto, intitulado “Racializando a Publicidade”, no qual o professor orienta duas bolsista da graduação, Poliana Pinto Lima e Larissa Loureiro da SIlva, com o intuito de prover uma base para o projeto maior e assim compreender as representações negras encontradas.

A Compós deste ano vai ocorrer entre os dias 24 e 27 de novembro, o congresso será virtual e todas os artigos, em breve serão disponibilizados no site www.compos.org.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *