No dia 17 de julho deste ano, a professora titular Maria Aparecida Moura, integrante do Coragem, participou de uma entrevista com o Centro Internacional de Semiótica e Comunicação, CISECO, para falar sobre como a semiótica pode ajudar a compreender o contexto da pandemia do coronavírus. Na conversa, a professora destaca a importância da semiótica regional para a compreensão desses eventos e desenvolve os significados em torno das asfixias coloniais. 

Cida Moura inicia falando sobre como, inicialmente, cada indivíduo buscou explicar e/ou reagir ao fenômeno, baseando-se em seus valores, crenças, condições sociais, entre outros fatores, como o viés xenofóbico, movimento que ela denominou de “explosão semiótica”. A pesquisadora aponta para as consequências geradas pela pandemia da COVID-19, que tem resultado numa intensificação de fenômenos como a exclusão, a vulnerabilidade e a necropolítica. A professora toca ainda na circulação de sentidos acerca do assassinato de George Floyd e as discussões sobre racismo no Brasil e no mundo.    

Essa entrevista faz parte de uma série da CISECO, na qual são entrevistados especialistas nacionais e internacionais que estão realizando trabalhos sobre manifestações da Covid-19, sob a ótica comunicacional.

Entrevista completa disponível aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *