Idioma Português English Español

CPEQS
Pesquisar Contato Calendário
CPEQS - Projetos e Serviços

O CPEQS desenvolve pesquisas acadêmicas financiadas (CNPq, CAPES, Fapemig), consultorias e cursos internos e externos à UFMG. A agenda atual inclui projetos dentro das seguintes áreas de pesquisa:

Sociologia do Crime

A área de sociologia do crime desenvolve estudos que tem como objetivo descrever, analisar e predizer os processos sociais que levam à conformação do fenômeno criminoso e que são por ele determinados ou alterados. Nesse contexto, são realizadas análises que têm como objetivo entender não apenas os determinantes do crime, mas também criar subsídios para a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Para tanto, dados oriundos de surveys são utilizados para testes de hipóteses, viabilizando o aprimoramento da própria teoria criminológica e o desenvolvimento de intervenções nessa seara, considerando o que pôde ser comprovado ou não.
Representantes da área: Profs. Ludmila Ribeiro e Bráulio Silva

Análise de Redes Sociais

A Análise de Redes Sociais (ARS) abarca uma perspectiva teórica e um conjunto de técnicas para a coleta e análise de dados relacionais. ARS é hoje um robusto programa de pesquisa científica no campo da Sociologia e visa explicar a emergência de formas estruturadas de interação social nas quais agentes individuais internalizam estruturas de oportunidades criadas como “efeitos colaterais” de interações humanas contínuas. No CPEQS estamos focados em construir um observatório de Redes Sociais em três campos específicos: 1) redes pessoais de migração, de colaboração acadêmica e científica; e 2) Redes inter e intraorganizacionais no terceiro setor e 3) no mundo mercantil.
Representantes da área: Prof. Silvio Salej

Sociologia das Populações

A Sociologia das Populações tem como objetivo entender como fenômenos sociológicos afetam a estrutura da população e vice-versa, a partir de abordagens macro, micro, e através da integração desses dois níveis de análise. Vários determinantes demográficos, como migração, mortalidade, fecundidade e nupcialidade são usados para análises de fenômenos sociais como criminalidade, desigualdades sociais, trabalho, religião, dentre outras. Da mesma forma esses fenômenos sociais são utilizados para compreender a dinâmica demográfica de uma sociedade.
Representantes da área: Profs. Cláudio Dias, Jeronimo Muniz, Ernesto Amaral

Avaliação de Políticas Públicas

A área de "avaliação de políticas públicas" do CPEQS busca realizar análises de diagnóstico, implementação e impacto de políticas sociais, com base em dados quantitativos coletados de populações-alvo (grupo de tratamento) e populações de comparação (grupo de controle). O arcabouço técnico-metodológico é variado, englobando análises de regressão múltipla, diferença em diferenças e escore de propensão de pareamento. Diferentes políticas públicas já foram analisadas pelos integrantes do centro, tais como a política de planejamento familiar dos governos mexicano e brasileiro, a política do seguro desemprego do governo federal, o Programa Bolsa Família, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de habitação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a política de inclusão digital (Integra Minas) do governo de Minas Gerais e a política do bônus sociorracial da UFMG.
Representantes da área: Profs. Ernesto Amaral, Jeronimo Muniz

Desigualdade e Estratificação Social

As causas e consequências das desigualdades permeiam os debates políticos e acadêmicos e estão presentes no dia-dia de todos nós. O CPEQS tem produzido pesquisas empíricas no Brasil e no exterior para sistematizar a natureza dos fenômenos de estratificação e mobilidade social. As seguintes perguntas têm norteado as investigações e debates do Centro: O que é desigualdade e como medi-la? Qual a origem das desigualdades? Como os indivíduos se movimentam dentro das estruturas de estratificação? Quais as contribuições dos estudos brasileiros para o debate? Qual são os métodos mais apropriados para estudarmos a dinâmica da desigualdade e a composição de grupos estratificados por raça, gênero, religião e renda?
Representantes da área: Profs. Jeronimo Muniz, Elaine Vilela, Jorge Alexandre