“Escritas de si e de cena”

O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) em parceria com o Teatro Universitário, ambos da UFMG, realizam o evento “Escritas de si e de cena” com conferências, mesas e apresentações de trabalhos de 19 a 21 de setembro de 2019 no teatro espanca! com participação de artistas e pesquisadores de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. As atividades acadêmicas têm entrada franca e para as apresentações artísticas os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site Sympla, sujeitos à lotação da casa.

O evento, com curadoria dos professores Juarez Guimarães Dias, Carlos Mendonça e Denise Pedron (UFMG), propõe reflexões e apresentações a partir de textualidades autobiográficas e autoficcionais e experiências comunicacionais. As escritas de si têm ocupado cada vez mais espaço na literatura, na comunicação digital e nas artes cênicas e performativas, em que aspectos da realidade e da experiência ganham potência pelo compartilhamento de narrativas pessoais em textualidades diversas. Assim, os indivíduos colocam-se simultaneamente como autores, narradores, personagens e produtores de sua própria vida, num contexto de novos regimes de identidade, visibilidade e publicidade de si.

O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional, do Departamento de Comunicação Social da FAFICH/ UFMG, tem a performance como inspiração metodológica, investigando formas de comunicação que privilegiam a articulação entre o corpo, os textos visuais, sonoros e verbais. A experiência comunicacional que nos interessa irrompe na relação autopoiética existente entre as estéticas do performático e a vida ordinária; na percepção do corpo como lugar dos afetos, da intuição sensível; e na performance (em suas dimensões social, artística ou linguística) como arquivo, dispositivo de memória e, simultaneamente, como oportunidade de crítica, de inventividade e de transformação. O Neepec está vinculado à Linha de Pesquisa “Textualidades Midiáticas” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG.

PROGRAMAÇÃO

19/09 – Quinta-feira
14h – Conferência de abertura: “Sou eu e sou o outro: processos e procedimentos de criação biográfica e autoficcional” com Juarez Guimarães Dias (Neepec/ UFMG)
Leitora sênior: Júlia Guimarães Mendes (Teatro/ UFMG)
16h – Mesa “Autobiografia e criação cênica”: Isabela Paes (Cia. Luna Lunera), Cida Falabella (ZAP 18), Denise Pedron (TU/ UFMG) e Igor Leal (Beijo Seu Preconceito)
Mediação: Juarez Guimarães Dias
19h – Performance-Palestra (Estreia): “O que há de mais sagrado” com dramaturgia e atuação de Nara Keiserman (Unirio/ RJ) e direção de Demétrio Nicolau

20/09 Sexta-feira
14h – Conferência “Escritas de si: teatro de afeto, empatia e política” com Paula Lice (UFRB/ BA) e Vinícius Bustani
16h – Mesa “Escritas de si e teatralidades do real”, Vanessa Cardozo Brandão (Comunicação/ UFMG), Márcio Murari (Teatro/ UFMG) e Ewerton Martins Ribeiro (FALE/ UFMG)
Mediação: Carlos Mendonça
18h30 – Intervalo
19h – Espetáculo (inédito em BH) “Criança Viada ou De como disseram que eu era gay” com dramaturgia e atuação de Vinícius Bustani e direção de Paula Lice (UFRB)

21/09 Sábado
10h – Criação em processo da peça-jogo-festa #Criança, com Gabriel Castro Cavalcante e Padi Novaes, dramaturgia de Juarez Guimarães Dias e direção de Denise Pedron
11h30 – Roda de conversa “Narrativas para a infância” com Gabriel Castro Cavalcante e Ana Naemi
Mediação: Denise Pedron
12h30 – Encerramento

Com a organização do evento