Jornalismo


O curso de graduação em Jornalismo oferece 60 vagas anuais, sendo 40 para o 1º semestre (noite) e 20 vagas para o 2º semestre (manhã). A carga horária total do curso é de 3.000 horas (200 créditos), com duração padrão de 8 semestres (diurno) e 9 semestres (noturno).

Perfil do egresso
O perfil do egresso aponta para profissionais capazes de atuar no processo de produção da notícia, de maneira a dominar o processo de construção da informação jornalística, da pesquisa e da reportagem; adotar critérios de noticiabilidade conforme públicos e veículos; praticar a pesquisa jornalística e suas variações conforme mídias e veículos; avaliar as implicações éticas e epistemológicas do processo jornalístico de construção da realidade; compreender as relações entre processo jornalístico, vida social, mídias e linguagens.

Isso caracteriza uma formação que tornará o profissional apto a:
– Identificar e registrar fatos jornalísticos apresentando-os sob a forma de notícias e reportagens;
– Realizar trabalho de apuração, pesquisa, edição e redação em tempo delimitado.
– Avaliar, planejar e propor projetos na área da comunicação e do jornalismo.
– Empreender a crítica da produção jornalística;
– Produzir mensagens jornalísticas valendo-se de diferentes estruturas narrativas;
– Dominar a linguagem jornalística em diferentes plataformas de comunicação.

Mercado de trabalho em Jornalismo
No jornalismo, na medida em que decresce o peso dos postos de trabalho nas mídias tradicionais, como jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, ampliam-se aqueles em articulação com as chamadas mídias digitais. O ambiente da internet, por exemplo, demanda crescentemente profissionais para “produção de conteúdo”. O jornalista pode ainda atuar em assessoria de imprensa e agências de comunicação, dentro ou para grandes empresas, fazendo com que a comunicação interna e com públicos externos seja realizada de maneira eficaz. Há ainda oportunidades em sindicatos, terceiro setor, serviços de consultoria e atividades variadas em mídias segmentadas e comunitárias; possibilidade de desenvolvimento de projetos independentes.

A inserção do jornalista pode então se dar da seguinte maneira:
a) Em empresas do setor de comunicação;
b) Em assessorias de comunicação de organizações de diversos tipos;
c) Em agências e consultorias em comunicação;
d) Como profissional autônomo;
e) Em instituições de ensino, como docente.