Inscrições para monitoria

O Departamento de Comunicação Social (DCS) está com inscrições abertas para cinco bolsas do Programa de Monitoria da Graduação (PMG). As bolsas tem valor de R$400 e a carga de trabalho semanal dos alunos será de 12 horas semanais. Os selecionados atuarão em diferentes disciplinas e projetos do Departamento.

Para se inscrever, os interessados devem consultar os editais individuais de cada bolsa onde detalhes sobre os documentos necessários estão disponíveis (abaixo). As inscrições para todas as vagas serão feitas na Secretaria do DCS, sala 4238, 4º andar da Fafich. As cinco vagas são para as seguintes disciplinas projetos:

Edital 01/2019: Atelier de Publicidade e Propaganda. (EditalPMG-012019-AtelierPublicidade)

Atividades a serem realizadas pela(o) bolsista: Criação visual e redação para publicidade e propaganda.

Prof. Orientador: Bruno Martins

Edital 02/2019: Projeto Memórias da Comunicação. (EditalPMG-022019-ProjetoMemoria)

Atividades a serem realizadas pela(o) bolsista: i) organização e análise do acervo do Projeto Memória; ii) coleta de dados sobre a história do departamento e dos cursos de comunicação da UFMG; iii) apoio nas atividades da disciplina “Fazer tipografia: da mão à tela e vice-versa”, “História Social dos Meios”, e outros laboratórios correlatos à discussão de memória.

Profa. Orientadora: Vanessa Veiga

Edital 03/3019: Peer Instruction/Disciplinas ligadas ao Núcleo Formativo em Comunicação, Cultura e Política. (EditalPMG-032019-PeerInstruction)

Atividades a serem realizadas pela(o) bolsista: auxílio na aplicação do método Peer Instruction nas disciplinas de Comunicação e Cultura, Teorias da Opinião Pública, Comunicação e Política e Estudos em Comunicação.

Sobre o Método: O método de ensino Peer Instruction (PI) – instrução pelos pares – foi criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em 1990, diante dos desafios da docência. A motivação para a construção do método, segundo Mazur, é o fato de haver grande risco de aulas expositivas se transformarem em monólogos, reproduzir o que está nos textos e gerar passividade e desmotivação nos alunos. O PI explora a interação entre os alunos durante as aulas e enfatiza conceitos fundamentais, por meio de testes conceituais utilizados antes e durante as aulas. Com base nessa experiência internacional, adaptamos o método para ser aplicado em disciplinas do Departamento de Comunicação da UFMG. O projeto, então, passou a envolver não só a elaboração de testes conceituais, como a criação de um banco de exemplos, de questões e de conteúdos (como textos e apresentações). A utilização do método nas disciplinas de “Comunicação e Política”, “Teorias da Opinião Pública” e “Comunicação e Cultura” obteve aceitação positiva dos alunos desde as primeiras experiências, promovendo debates e aumentando a reflexão sobre o conteúdo exposto. Desse modo, o bolsista do projeto irá auxiliar as professoras dessas disciplinas no planejamento das mesmas, na organização dos bancos de dados e nas dinâmicas em sala de aula.

Profa. Orientadora: Rousiley Maia

Edital 04/2019: Disciplinas de rádio e som da Comunicação. (EditalPMG-042019-Radio)

Atividades a serem realizadas pela(o) bolsista: participar das discussões promovidas pelo GRISsom; Organizar o material didático da oficina (tais como o acervo de produções a serem exibidas, disponibilizar textos selecionados para os alunos em meio impresso e digital); Fazer acompanhamento das produções dos alunos a serem enviadas para veiculação na Rádio UFMG Educativa/ Rádio Inconfidência; Auxiliar os alunos nas atividades práticas da disciplina, tais como: escutas da paisagem sonora urbana, visita a instalações sonoras e a emissoras de rádio, gravações (em estúdio e externas) e edição.

Profa. Orientadora: Graziela Mello Vianna

Edital 05/2019: Laboratório de Conexões Intermidiáticas – LabCon. (EditalPMG-052019-LabCon)

Atividades a serem realizadas pela(o) bolsista: gerenciamento e atualização de site, atendimento a alunos e professores em ações relativas ao uso coletivo do site e de espaço de trabalho.

Profa. Orientadora: Geane Alzamora