Maternidade e acessibilidade

A professora Sônia Pessoa, do DCS, lança no dia 11 de agosto, sábado, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG, o livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas.

A obra é um ensaio teórico e teve origem em dois pontos principais, a sua tese de doutorado e as vivências com seu filho Pedro, que tinha hidrocefalia e morreu em 2016.

No livro, ela aborda os imaginários que circulam na sociedade sobre pessoas com deficiência, o preconceito que pode ser suscitado a partir destes imaginários, a percepção de algumas pessoas com deficiência sobre a própria deficiência, e o engajamento de pesquisadores com os temas pesquisados. “Trata-se de um grande desafio cotidiano lidar com temáticas sensíveis como discursos sobre deficiências e os modos como esses discursos impactam no nosso cotidiano. Além disso, as minhas experiências pessoais tanto me inspiram quanto provocam tensões nos modos como venho tentando realizar pesquisas acadêmicas que efetivamente valorizem a escuta e a participação de pessoas com deficiência”, afirma Sônia.

O lançamento acontece na cafeteria do Espaço do Conhecimento, à Praça da Liberdade, 700, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.