Notícias
2011-11-18 12:44
Encontro discute cultura e política na cidade
A UFMG vai abrigar nos dias 21 e 22 de novembro, o II Encontro do Projeto Cidade e Cultura Rebatimentos no Espaço Público. O objetivo é refletir sobre as relações entre cidade e cultura e entre políticas urbanas e políticas culturais. As mesas redondas e palestras vão debater o papel da cultura nos processos urbanos contemporâneos, examinando as relações das políticas culturais com os planos, projetos e as políticas urbanas e, principalmente, suas consequências sociais e seus rebatimentos no espaço público.
Para a abertura do evento, que acontece a partir das 9 horas no auditório Azul da Escola de Ciências da Informação da UFMG, está programada a apresentação do Projeto feita pelas pesquisadoras Regina Helena Alves da Silva, da UFMG, Paola Berenstein Jacques, da UFBa, Lilian Fessler Vaz da UFRJ e com a presença da Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Thaís Pimentel .À tarde acontece, o lançamento da Revista Cadernos PPG-AU/FAUFBA - Número Especial Cidade e Cultura.
“Processos de subjetivação e desubjetivação nas cidades contemporâneas” é tema da palestra da noite que será proferida por Claudine Haroche, pesquisadora do Centre d´Éstudes et de Recherches transdisciplinaires en Sociologie, Anthropologie et Histoire da École des Hautes Etudes em Sciences Sociales, a partir das 19h30.
A programação das palestras e mesas pode ser conferida no
blog do Encontro. No mesmo endereço podem ser feitas as inscrições on-line. http://rebatimentos.blogspot.com/