Tese do PPGCOM recebe dois prêmios

A tese “Relações públicas, ciência e opinião: lógicas de influência na produção de (in)certezas”, de autoria de Daniel Reis Silva, defendida no ano passado, foi agraciada com o Prêmio Capes  e o Grande Prêmio de Teses UFMG 2018.

O trabalho, defendido junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG (PPGCOM), parte do conjunto de denúncias, realizadas nas últimas décadas, sobre uma vasta campanha de relações públicas, financiada por corporações do setor de energia, desencadeada com o objetivo de negar a existência do aquecimento global antropogênico. Considerando essa campanha como estratégia para ‘manufaturar dúvidas’, a tese, orientada pelo professor Márcio Simeone Henriques, do DCS/UFMG,  reconstrói o histórico dessa dinâmica e reflete sobre suas lógicas.

Prêmio Capes

A tese de Daniel Reis foi um dos seis trabalhos produzidos na UFMG agraciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Ele foi escolhido o melhor em sua área de conhecimento.

Os prêmios serão entregues em solenidade no dia 13 de dezembro, em Brasília, quando também serão anunciados os vencedores das três grandes áreas do conhecimento (Grande Prêmio Capes de Tese).

Grande Prêmio UFMG

Os pesquisadores Rodolfo Wanderson Lima Coutinho (Ciências Exatas e da Terra e Engenharias), Daniel Reis Silva (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes) e Thaís dos Santos Fontes Pereira (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde) foram os doutores agraciados com o Grande Prêmio de Teses UFMG 2018, em anúncio feito no dia 18 de outubro, em cerimônia realizada no auditório da Reitoria da UFMG, campus Pampulha.

Os trabalhos foram escolhidos por comissão ad hoc instituída pela Câmara de Pós-graduação entre as 49 teses indicadas por seus respectivos programas, agrupadas nas três grandes áreas do conhecimento. Os autores desses trabalhos receberam diplomas. Além disso, três teses – uma de cada grande área – foram contempladas com menções honrosas.

Com Cedecom UFMG