Tem interesse por política e direitos humanos? Gostaria de trabalhar com jovens?
Quer aprender a construir e analisar banco de dados?
Tem vontade de conhecer a carreira acadêmica na área da comunicação?
Então você pode ser bolsista do EME!
Corra que estão abertas até dia 28 de outubro as inscrições para a seleção de três (3) estudantes de graduação para integrarem a equipe do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG. As bolsas são para desenvolver atividades de iniciação científica e extensão.
PERFIL DAS VAGAS
Os bolsistas realizarão atividades gerais de iniciação científica e extensão, que envolvem: leitura e fichamento de textos, auxílio em revisões bibliográficas, participação em reuniões do grupo e nos projetos de pesquisa, visitas às escolas, contato com professores para agendamento e programação de atividades, atuação no trabalho de campo com adolescentes estudantes da rede pública, na divulgação científica e na aproximação da pesquisa com a comunidade, auxílio na produção de um documentário sobre o projeto, transcrição de entrevistas, codificação e análise de dados.
– Iniciação científica
Auxílio na atualização do site e das mídias sociais do grupo, produção de vídeos e de conteúdo multimídia, colaboração com a produção de um documentário para o projeto Deliberação em Escolas Públicas, redação e edição de textos, postagens de materiais, participação em leituras e discussões teóricas, acompanhamento das atividades do grupo, auxílio na organização de eventos, organização de bancos de dados, transcrição de entrevistas, codificação de dados, colaboração na análise dos dados da pesquisa.
– Extensão
Auxílio na produção de materiais para um site com o legado do projeto Deliberação em Escolas Públicas, produção de conteúdo para mídias sociais do grupo, acompanhamento do trabalho de campo nas escolas, atuação no estreitamento do vínculo com as escolas, organização de bancos de dados, transcrição de entrevistas, codificação de dados, participação em leituras e discussões, divulgação do projeto na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, acompanhamento das atividades do grupo, auxílio na organização de eventos, produção e apresentações de slides.
A bolsa de extensão é de ação afirmativa e, portanto, destinada a estudantes cotistas e/ou assistidos pela FUMP.
– Demanda orientada
Acompanhamento do trabalho de campo nas escolas, atuação no estreitamento do vínculo com as escolas, organização de bancos de dados, codificação de dados, participação em leituras e discussões, divulgação do projeto na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, acompanhamento das atividades do grupo, produção e apresentações de slides.
SOBRE O EME
O EME dispõe de uma sala ampla e agradável na Fafich, com computadores, mesa de reunião, internet, softwares e outros recursos de ponta adequados para a realização das atividades de pesquisa, além de uma infraestrutura que facilita a rotina (ou as refeições) na universidade. Nela os estudantes interessados em pesquisar temas vinculados ao campo da comunicação política compartilham seus conhecimentos e habilidades em uma atmosfera estimulante, pautada pelo trabalho em equipe. As nossas atividades são diversificadas e os estudantes e pesquisadores que integram o grupo se envolvem no que têm mais afinidade e interesse, participando das reuniões do grupo, de parcerias internacionais (com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – EUA e da Universidade de Mannheim – Alemanha), dos projetos de pesquisa em andamento, do planejamento de atividades, do trabalho de campo, das codificações e análises de dados e das discussões de textos. Por trabalhar com temáticas e projetos multidisciplinares, o EME conta com pesquisadores e estudantes de diversos cursos, especialmente vinculados às ciências humanas e sociais.
SOBRE A SELEÇÃO
– Prazo das inscrições: de segunda-feira, dia 21/10, até segunda-feira, dia 28/10
– Divulgação dos pré-selecionados para entrevista: terça-feira, dia 29/10, até 19h
– Entrevistas: 30/10 – a partir das 11h, na sala 1031 da Fafich.
– Formulário para inscrição: https://forms.gle/ekEAgZApBgoq3fd57
– Após preencher o formulário, enviar arquivo PDF do Histórico escolar com RSG e do currículo Lattes** para: deliberacaonaescola@gmail.com (Colocar no campo do assunto “SELECAO BOLSISTA 2019.2”). Só serão aceitos documentos enviados até o dia 28 de outubro de 2019.
– Informações detalhadas no site: http://www.fafich.ufmg.br/eme/
* Será divulgada por e-mail uma lista com os candidatos classificados para a entrevista e os respectivos horários. Todavia, todos os candidatos classificados devem estar à disposição para a entrevista no dia 30/10, às 11h.
** Se você ainda não cadastrou seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq, pode fazer isso neste link http://lattes.cnpq.br/
Saiba mais sobre o grupo EME e sobre as vagas no link: http://www.fafich.ufmg.br/eme/
SOBRE OS NOSSOS PROJETOS
– Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas
Este é o maior e mais desafiador projeto realizado pelo EME. Envolve testar se é possível ensinar habilidades de deliberação para jovens estudantes de ensino médio e quais seriam os métodos mais eficazes para isso. O intuito estimular que jovens estudantes aprendam, pratiquem e se tornem multiplicadores da deliberação para a solução de conflitos e para estimular discussões democráticas sobre questões controversas. O projeto é realizado com cerca de 500 estudantes de escolas públicas de Minas Gerais e do Pará, por meio de grupos de discussão, jogos e oficinas de treinamento de capacidades deliberativas envolvendo professores e alunos. Para tal, o EME criou um material didático inédito e inovador, que vem sendo utilizado pelo projeto e futuramente poderá ser usado por outras escolas em outras regiões do país.
– Sistema deliberativo e mídias interconectadas
Tem por objetivo analisar debates em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades cívicas, em redes sociais e na arena dos media sobre temas controversos, tais como aborto, redução da maioridade penal, Plano Nacional de Direitos Humanos, Comissão da Verdade, redução da tarifa de transportes urbanos, modelo de educação de surdos e autonomia das mulheres para decidir sobre o parto.
– Metodologias de Análise da Deliberação em Diferentes Mídias
Partindo da premissa de que os debates sobre questões controversas se espraiam por diferentes veículos e gêneros midiáticos, o projeto examina as contribuições de procedimentos metodológicos, como análises de enquadramento, de argumentos e pacotes interpretativos, nos debates mediados.
– Peer Instruction
Peer Instruction, ou Instrução por pares, é um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em 1990, diante dos desafios da docência. A motivação para a construção do método, segundo Mazur, é o fato de haver grande risco de aulas expositivas se transformarem em monólogos, reproduzir o que está nos textos e gerar passividade e desmotivação nos alunos. Aqui na UFMG o EME foi responsável por introduzir tal método em algumas disciplinas do curso de comunicação. Desse modo, as aulas se tornam menos expositivas e passam a envolver mais os alunos, que discutem e tentam descobrir conjuntamente as respostas para algumas questões complexas apresentadas pelas disciplinas. O projeto envolve a preparação de um banco de textos, exemplos e questões, de modo que a cada aula haja interação que permita aos alunos aprenderem por meio de leitura, reflexão, exemplos concretos e respostas a questões conceituais.
Em caso de dúvidas, fale com a gente:
deliberacaonaescola@gmail.com
31 3409-6249