Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais

Apresentação

Equipe

Ensino

Pesquisa

Extensão

Produção

Eventos

Fale conosco

Estágios Links

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa

Linhas de pesquisa - Projetos de Pesquisa e Extensão

1 - Participação Popular em Processos de Licenciamento Ambiental

Avaliar a eficácia do licenciamento ambiental como instrumento de política ambiental, enfocando, sobretudo, os mecanismo e níveis de participação popular. Promover análises comparativas entre diferentes projetos de hidrelétricas em licenciamento. Investigar as concepções de "desenvolvimento sustentável" articulados pelos diferentes segmentos sociais inseridos no processos.

2 - Conflitos Socioambientais em Unidades de Conservação

Análise da implantação de Unidades de Conservação e impactos socioambientais oriundos da política de conservação da natureza.

3 - Geografia do Desenvolvimento e da Sustentabilidade

A linha abrange análises de conflitos sociais e ambientais no espaço como resultado da implementação de estratégias para o "desenvolvimento" e de soluções consideradas "sustentáveis". Temas de pesquisas são: o avanço das madeireiras na Amazônia e a certificação do manejo florestal, a expansão da agroindústria na Amazônia, assim como no Cerrado, além das conseqüências da construção de hidrelétricas em Minas Gerais.

4 - Movimentos, Entidades e ONGs ambientalistas

Análise da diversidade do campo ambiental, práxis e práticas das organizações não-governamentais em nível local, nacional e internacional. Diferentes concepções e construções de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

5 - Comunidades Tradicionais

Desenvolvimento de pesquisas junto às chamadas "populações tradicionais": vazanteiros, quilombolas, caiçaras, sertanejos, caboclos e ribeirinhos. Engloba também análises da reprodução cultural e social desses grupos e sua relação coma natureza e o território.

6 - Políticas Socioambientais

Análise das concepções e implicações das políticas ambientais nos vários níveis, tendo como pano de fundo os conceitos de sustentabilidade e justiça ambiental.