Programa de imersão

Programa de imersão

Programa Imersão no Campo de Públicas: o Curso de Gestão Pública e a Prática Profissional

Programa criado no segundo semestre de 2017, pelo Colegiado de Coordenação Didática. Congrega ações de ensino, pesquisa e extensão universitária, com o objetivo de ampliar os espaços, instrumentos e atores a serem mobilizados no processo ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, oferecer contribuições efetivas e diretas da academia à gestão pública estatal e não-estatal.
As diferentes ações que compõem o programa são desenvolvidas por professores do Departamento de Ciência Política (DCP) e os alunos do curso de Gestão Pública.

Conheça o Programa!

Conheça o Projeto Extensão Universitária no Curso de Gestão Pública da UFMG!

Conheça o Projeto Gestão Além do Horizonte! 

Entre os componentes do Programa de Imersão, destacam-se os seguintes:

• Projetos de pesquisa sobre o curso de Gestão Pública, seu corpo discente e egressos, com o objetivo de aprimorar processos, instrumentos e estratégias mobilizados em sua gestão;

• Eventos destinados a aprofundar a interlocução entre professores e discentes do curso com gestores públicos de órgãos estatais e não-estatais;

• Disciplinas optativas que articulam o ensino e a extensão universitária, promovendo a imersão dos alunos na prática da gestão de órgãos públicos dos governos municipais, com o objetivo de desenvolver estudos que contribuam para o aprimoramento da gestão e das políticas públicas municipais;

• Projetos de extensão universitária, desenvolvidos por professores e discentes do curso, no formato de assessorias, consultorias, capacitações etc., com o objetivo de contribuir para o aprofundamento do aprendizado dos alunos e o aprimoramento das políticas e da gestão públicas municipais.
A participação dos alunos nos diferentes projetos de extensão contribui ainda para a integralização curricular, podendo ser computados até cinco (5) créditos por essa participação, conforme previsto na Resolução do Colegiado de Coordenação Didática nº 02/2016.

Ações do Programa de Imersão concluídas:

| 2017/2 

1- Disciplina Optativa “Tópicos em Gestão: Projetos de Intervenção”, ministrada em 2017-2. No decurso dessa disciplina, os discentes elaboraram sete estudos, beneficiando cinco municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

| 2018/1

2 – Disciplina Optativa “Laboratório de Gestão Pública”, ministrada em 2018-1. No decurso dessa disciplina, os discentes elaboraram oito estudos, beneficiando sete municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

| 2018/2

Ações do Programa de Imersão em curso:

1- Disciplina Optativa “Laboratório de Formulação e Avaliação de Projetos de Intervenção”, ministrada em 2018-2. No decurso dessa disciplina, os discentes estão elaborando nove estudos, que beneficiarão sete municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

2- Projeto de Extensão Universitária “Gestão além do Horizonte”, coordenado pelo Prof. Paulo Diniz e Eduardo Moreira, a partir do primeiro semestre de 2018.

O objetivo geral do projeto é disponibilizar aos alunos de graduação em Gestão Pública oportunidade de imersão em processos reais de elaboração de instrumentos de planejamento municipal, e os seus objetivos específicos são: (a) divulgar o curso de Gestão Pública em âmbito estadual, facilitando a futura inserção de seus egressos no mercado de trabalho mineiro; (b) prover aos alunos participantes experiência profissional em processos de planejamento público no âmbito da prática hoje corrente no país; (c) assessorar municípios mineiros na elaboração de planos municipais de turismo e de cultura como meio de acesso futuro a recursos do Governo Federal.

 

Conheça os produtos desenvolvidos: