Apresentação

Objetivos:

– Responder ao Apelo de Dr. Daisaku Ikeda e Prof. Adolfo Pérez Esquivel lançado em junho de 2018 no documento “Aos jovens do mundo, um chamado à resiliência e à esperança” Cf. http://www.daisakuikeda.org/es/20180605-esquivel-ikeda-llamamiento.html

– Dar visibilidade a respostas significativas que estão sendo dadas no contexto conturbado da sociedade brasileira, em termos sociais, políticos e ambientais.

– Suscitar, sempre mais, iniciativas de pessoas e comunidades que com esperança resistam, com firmeza no empenho por paz, liberdade e direitos humanos tão caros aos brasileiros como aos latino-americanos.

            Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido um período já longo de tensões sociais com polarizações políticas e questionamentos de movimentos culturais e de costumes, tensões essas agravadas por fortes catástrofes sócio-ambientais que atingem a sociedade mineira de forma particularmente intensa.

            Não são poucos os dados que se referem a crescimento da demanda de atendimentos psicológicos nos últimos anos, nem poucos são os dados referentes a alarmante crescimento da violência em diversos setores da sociedade, além dos recorrentes casos de suicídio, inclusive no âmbito universitário. Não são poucas, inclusive, as análises e críticas sociais que os diversos campos do saber acadêmico vêm desenvolvendo.

            O Simpósio “Grandes respostas em tempos difíceis: resiliência e esperança” se constitui como uma resposta ao Apelo “Aos jovens do mundo, um chamado à resiliência e à  esperança” (Cf. http://www.daisakuikeda.org/es/20180605-esquivel-ikeda-llamamiento.html) lançado pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e pelo líder pacificista japonês Daisaku Ikeda, em Roma em junho de 2018. O evento tem o objetivo de dar visibilidade a respostas significativas que vêm sendo dadas por diversos setores da sociedade e do saber acadêmico, buscando enfatizar as diversas possibilidades de resposta às adversidades sociais contemporâneas, colocando a atenção nas respostas criativas para o enfrentamento das limitações e crises em que estamos coletivamente envolvidos. Acentuar a capacidade e criatividade de respostas em meio às adversidades quer ser aqui mais um fator de resiliência que, na medida em que não se deixa restringir pelo limite por si mesmo, lança o olhar para possibilidades outras e efetivas, de modo que a perspectiva de esperança possa contribuir para manter vivas as utopias, mantendo a vitalidade social e a capacidade de elaboração da experiência pelas pessoas.

            Esta iniciativa quer ser uma contribuição conjunta da UFMG, PUC Minas, FAJE e ISTA tanto para o desenvolvimento de conhecimento específico e interdisciplinar, como para comunidade acadêmica e para a sociedade em geral neste momento histórico cheio de desafios sociais, culturais e políticos.

            Participe do Simpósio apresentando seu trabalho por meio de banner:  Inscreva seu trabalho dando visibilidade a respostas significativas em tempos difíceis, a ser apresentado por meio de banner. Envie um resumo para grandesrespostas@fafich.ufmg.br até 21 de abril de 2019. O resumo deve conter título do trabalho, autores e filiação institucional e um único parágrafo entre 150 e 200 palavras indicando o contexto, a problemática e a resposta a que se refere. As respostas sobre a aprovação serão enviadas até dia 22 de abril de 2019.

Coordenação

Prof. Dr. Miguel Mahfoud

Prof.a Dra Érika Lourenço

Comitê científico

Prof. Dr. Élio Estanislau Gasda – FAJE

Prof. Dr. Geová Nepomuceno Mota – ISTA

Prof. Dr. Guilherme Massara Rocha – UFMG

Prof.a Dr.a Ingrid Faria Gianordoli Nascimento – UFMG

Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira – PUC Minas

Realização

LAPS – Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade

Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia

Departamento de Psicologia / Fafich / UFMG

Parcerias

PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

ISTA – Instituto São Tomás de Aquino