Gris participa de Seminário sobre midiatização em Porto Alegre

Dois pesquisadores do Gris participaram da segunda edição do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. O evento aconteceu entre os dias 9 e 12 de Abril, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. A subcoordenadora do Gris, professora titular Vera Regina Veiga França, foi uma das palestrantes na conferência de abertura:  “Epistemologias da Comunicação”. Ela, com os professores Goran Bolin da Suécia e Pe. Pedro Gomes da Unisinos, debateram os vários conceitos de midiatização e seus adjacentes.

Já na quarta-feira, 11 de Abril, o bolsista de apoio técnico do GrisLab e mestrando em Comunicação pela PUC-Minas, Paulo Basílio, fez uma apresentação no Grupo de Trabalho “ Midiatização da Política: Processos e Casos A”. Em seu artigo intitulado “Midiatização da política em tempos de redes sociais digitais: A suposta campanha precoce de Jair Bolsonaro”, Paulo defende que a midiatização altera a temporalidade das disputas por cargos públicos e analisa algumas das postagens nas redes sociais do deputado federal e pré-candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro, conhecido pelo seu discurso violento e preconceituoso. Segundo ele, a suposta campanha antecipada de Bolsonaro, denunciada pelo Ministério Público Eleitoral e absolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral, exemplifica efeitos da atual midiatização na política brasileira.

Sobre Midiatização

O conceito de midiatização hoje é utilizado para descrever as mudanças da sociedade e dos meios de comunicação na contemporaneidade. Segundo autores como Fausto Neto e José Luiz Braga, a mídia deixaria de exercer um papel auxiliar na sociedade e passaria a dar o tom às relações. Desta forma, o processo de midiatização pode ser entendido como uma dinâmica em curso na qual os processos midiáticos se tornam referências para as interações sociais.

Para saber mais:

BRAGA, José Luiz. Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, Ana Silvia L. D.; ARAUJO, Denise C.; BRUNO, Fernanda (Org.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 141-167.

FAUSTO NETO, Antônio. Midiatização, prática social-prática de sentido. 5º Encontro Anual da COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de  Pós-Graduação em Comunicação. UNESP-Bauru, 6 a 9 de junho de 2006.

FRANÇA, V. R. V.; SIMÕES, P. G. – Celebridades como ponto de ancoragem na sociedade midiatizada. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 1062-1081, set.-dez. 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *