Novas doutoras ligadas ao Gris

No mês de junho, três pesquisadoras ligadas ao Gris defenderam suas teses: Tamires Coêlho (ao centro da última foto), Suzana Lopes e Fabíola Souza (segunda da esquerda para a direita na primeira foto).

Tamires Ferreira Coêlho, professora da UFMT e membra do GrisLab,  defendeu a tese Sertanejas Coectadas: autonomia e escrita de si de mulheres do Sertão do Piauí no Facebook. Orientada pela professora Angela Marques, Tamires coletou e analisou dados e entrevistas sobre o uso do facebook por mulheres sertanejas do sudoeste do Piauí. A pesquisa buscou entender a chegada de diversos meios de comunicação nesse cenário nordestino e seus impactos na vida dessas mulheres.  A banca, composta inteiramente por mulheres, teve a participação da professora da UFV, Rayza Sarmento, as professoras da UFMG, Laura Guimarães Corrêa e Maria Aparecida Moura, junto com Nicole D’Almeida, de Paris-Sobourne,

No dia 8 de junho, Suzana Cunha Lopes defendeu a tese intitulada Vem ver Belém a festejar: análise de cenas comunicativas do Círio de Nazaré. Na tese, a pesquisadora conta como,

“a partir da orientação pragmatista, no processo de articulação empiria e teoria, construímos o conceito de cenas comunicativas para atuar como operador metodológico da análise de interações comunicativas no contexto micro social de duas famílias, identificadas como os Filhos da Esperança e a Família de Catarina.”

A pesquisa foi orientada pela professora Vera França e a banca contou também com o professor Roberto Vecchi, da Universidade de Bolonha – que participou por videoconferência – e com as presenças da professora Maria Ataide Malcher, da Universidade Federal do Pará, o professor José Luiz Braga, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e a professora Luciana de Oliveira, da UFMG.

Por fim, em 19 de junho, Fabíola Carolina de Souza defendeu a tese Marcelo Rezende, um apresentador performático: do telejornalismo policial à celebrização. Também orientada pela professora Vera França, a defesa teve participação do professor João Batista de Macedo Freire Filho (UFRJ), a professora Lígia Campos de Cerqueira Lana (PUC-RJ), a professora Simone Maria Rocha (UFMG) e a professora e coordenadora do Gris, Paula Guimarães Simões (UFMG). Em anos anteriores, Fabíola desenvolveu seu TCC e sua dissertação no âmbito do Gris.

Em julho, Lívia Barroso defende sua tese Vivendo em Pau d’Arco-PI: Interações e transformações midiáticas. A defesa acontece às 9:30hs, na sala 3100 da Fafich, sexta-feira, dia 20.