Um rodeio de valores

Samuel Ananias Silveira Pereira, orientada pela professora coordenadora do Gris, Paula Simões, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso “Representação do Rodeio e um Rodeio de Valores: Enquadramentos no documentário da Netflix ‘Fearless – 8 Segundos para a Glória’”. A defesa aconteceu na última quinta-feira, dia 27 de junho, na sala do Gris (3047 da Fafich). A banca foi composta pela professora Lívia Barroso (Unifesspa), que participou por videoconferência, e pelo co-orientador e Apoio Técnico do Gris, Gáudio Freddi Bassoli. Foi a primeira transmissão ao vivo, via Facebook, de uma banca do grupo.

O objetivo da monografia “é estudar a representação do rodeio na série documental ‘Fearless – 8 Segundos para a Glória’ (Netflix, 2016). Ela trata da ‘copa do mundo de rodeio’, realizada pela empresa estadunidense Professional Bull Riders (PBR), focando na experiência de peões brasileiros.” Analisando os enquadramentos do rodeio na narrativa da série a partir de posicionamentos, papéis sociais e valores desses personagens principais, identificou-se “na representação desse rodeio símbolos e dualidades em torno de sua vivência enquanto prática heroica e enquanto trabalho.”

Na apresentação, Samuel Pereira destacou seus eixos teóricos, alicerçados no rodeio enquanto representação do sertão e enquanto jogo e esporte. A escolha da pesquisa se justificou pelas polêmicas em torno do rodeio, materializada em comentários na plataforma Netflix, bastante polarizados sobre o documentário analisado. Tipificando peões e analisando papéis, Samuel encontrou a representação de valores como fraternidade, família, superação do preconceito e “ser um cowboy”.

Na arguição, Lívia Barroso elogiou o trabalho, parabenizando os quadros de análise e o uso do conceito de enquadramento. A professora destacou como Barretos, expoente das festas de peão e único lugar fora dos Estados Unidos onde acontece edição da PBR documentada na série, representa mais um rural simbólico do que o território do sertão. Ela também criticou Sidney Pimentel, referência bibliográfica do TCC, quando ele compara as ocupações dos territórios do Oeste dos Estados Unidos com o Brasil – uma comparação muito arriscada, de contextos muito diferentes. Lívia perguntou sobre os comentários na plataforma Netflix, que o graduando capturou antes de ficarem indisponíveis, e apresentou brevemente no TCC e na banca. Ao final, agradeceu pela oportunidade de discutir questões rurais relacionadas à comunicação, tema caro para suas pesquisas, e convidou Samuel para permanecer como um pesquisador relacionado ao Gris que trata dessas questões.

Samuel agradeceu à leitura e as sugestões da professora, justificando algumas escolhas pelos limites de tempo e tamanho da monografia. O co-orientador e a orientadora encerraram a banca comentando sobre como, a despeito de percalços, estavam satisfeitos com o trabalho realizado pelo orientando, que cumpriu o objetivo proposto e se inscreveu na trajetória do Grupo de Pesquisa, contribuindo com o olhar sobre um tema polêmico e provocador.