Professoras do Gris no Encontro Anual da Compós

As professoras Vera Regina Veiga França, fundadora do Gris, e Paula Guimarães Simões, coordenadora do grupo, estiveram em junho no XXVIII Encontro Anual da Compós, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. A Compós foi fundada em 16 junho de 1991, em Belo Horizonte, com o apoio da Capes e do CNPq, a partir da iniciativa de pesquisadores e representantes de cursos de Pós-Graduação. A edição do encontro deste ano aconteceu na Pontifícia Universidade Católica em Porto Alegre, entre os dias 11 e 14 de junho.

Com Vanrochris Helbert Vieira, doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor da Universidade Vale do Rio Doce, Vera França apresentou “Universo Sertanejo: amor traído e Bolsonaro”. O texto “buscou encontrar confluências entre dois movimentos percebidos no universo da música sertaneja nos últimos anos: no cenário político, o apoio quase total dos cantores ao candidato Bolsonaro, em nome da ordem e do uso de armas; nas músicas, a temática dos relacionamentos afetivo-sexuais com ênfase no viés da ‘sofrência’, do eu lírico que sofre a separação, enfrenta relações instáveis e mulheres mais fortes.”

O trabalho foi apresentado no Grupo de Trabalho Comunicação e Sociabilidade. O GT “estuda os fenômenos comunicativos em sua relação com os processos de sociabilidade, buscando identificar as contribuições do nosso campo para o entendimento das configurações de modos de ser, de conviver e de interagir, em diversos ambientes midiáticos e em múltiplos contextos culturais, socioeconômicos e políticos”.

No mesmo GT, com a integrante da Rede de Acontecimentos e Figuras Públicas e editora do GrisLab, professora Maria Terezinha da Silva (UFSC), Paula Simões apresentou o artigo “De Juiz Popstar a Superministro: a imagem pública de Sérgio Moro no contexto brasileiro”. Apoiado na discussão sobre imagem pública, celebrização e celebrização da política, o trabalho “analisa a constituição da imagem pública de Sérgio Moro, ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, no contexto de sua atuação na Operação Lava Jato e de sua ascensão ao governo federal”.

Vera França conta que as professoras foram muito bem acolhidas na Compós, e ressalta como “houve muita convergência de nossas preocupações” no Grupo de Trabalho. Além dos temas tratados pelas professoras do Gris, o GT Comunicação e Sociabilidade também discutiu, por exemplo, o ódio no caso “sou ladrão e vacilão” (de linchamento, tortura e humilhação) e os “regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018”. O contexto sociopolítico vivido no país e os afetos envolvidos nesse processo foram o pano de fundo para diversas discussões.