Comunicação governamental na França e no Brasil

A subcoordenadora do Gris, Vera França, participou no dia 06 de março de banca de avaliação de tese de doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (França). O convite veio da recém-doutora em Comunicação e Informação, Camila Moreira Cesar, que na ocasião defendeu sua pesquisa intitulada “A profissionalização da comunicação política governamental e seus desafios democráticos na França e no Brasil”.

Pesquisadora e jornalista, ela realizou seu doutorado em formato de cotutela entre a Universidade Sorbonne Nouvelle, sob orientação de Jamil Jean-Marc Dakhlia, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Maria Helena Weber.

Como Vera França comentou, Camila Cesar fez  uma revisão teórica de fôlego em sua pesquisa, passando pelos eixos referenciais da democracia, da sociologia, no que tange à questão da profissionalização, e da comunicação pública e estatal, ressaltando as diferenças e interfaces dessas duas últimas nos casos analisados dos dois países.

O Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP) também comentou em suas redes sociais a defesa de tese de sua integrante, destacando o argumento da pesquisadora de que a comunicação governamental é um dos fatores que mais influenciam a qualidade das democracias. “Segundo Cesar, ‘tendo em vista que é premissa para instalação de governos democráticos a capacidade de resposta dos representantes às demandas dos cidadãos, a comunicação de atores e de instituições políticas é inseparável da construção da legitimidade desses regimes representativos’.”

O OBCOMP, do qual Camila Cesar participa, é coordenado pela sua orientadora, Maria Helena Weber, e pelo professor Rudimar Baldissera, ambos professores da UFRGS. O Observatório monitora temas de interesse público e a sua repercussão nos meios de comunicação de massa e governamentais e na sociedade. Acesse o site do projeto para saber mais.

2 respostas para “Comunicação governamental na França e no Brasil”

1. Parabéns Camila
    Pelo teu sucesso .
    Es motivo se orgulho para todos nós as tuas conquistas resultado de tanto estudo e dedicação
    Que Deus te abençoe e que continues teu caminho de muito sucesso.
    Um forte abraço.
    Emília Brisotto