O Gris nas lives

Pesquisadoras compartilhando conhecimentos

As transmissões ao vivo sem dúvida são um dos maiores fenômenos de comunicação nessa pandemia. Do lazer ao trabalho, da educação à terapia, as lives inundam as redes sociais e o transformado cotidiano da quarentena.

A ciência e o mundo acadêmico, é claro, não são exceção:  despontaram iniciativas diversas de compartilhar conhecimentos, leituras sobre o momento e práticas de enfrentamento aos problemas gerados pela pandemia.

E o Gris não ficou de fora dessa. Recentemente, tanto a coordenadora do Laboratório de Análise de Acontecimentos (GrisLab), professora Vera França, quanto a pesquisadora do grupo e doutoranda em Comunicação (PPG-COM/UFMG), Cecília Bizerra Sousa, participaram de lives como convidadas, dialogando saberes e compartilhando um pouco de sua experiência e de nossos estudos e projetos.

Em tempo, dentre as várias iniciativas das universidades públicas para contribuir com a sociedade nesse período, o GrisLab vem publicando um “Diário da Quarentena“, de pequenos textos sobre os acontecimentos da pandemia. Já são mais de 60 análises de temáticas e autoria diversas, que serão em breve editadas em livro, possibilitando uma releitura ampla em torno do grande acontecimento que estamos vivendo.

Vera França já esteve em duas transmissões ao vivo, falando das reflexões proporcionadas pelo Diário em articulação com o arcabouço teórico sobre acontecimento e conceitos afins. Nelas, Vera destacou as especificidades do momento e as grandes questões que se apresentam às ciências sociais: horizontes de transformação (o futuro da sociedade e do capitalismo) e mudanças que já se fazem perceber no cotidiano — o “novo normal”, como alguns tem chamado. Mas também abordou o modelo praxiológico e a perspectiva da comunicação interacional, explicando didaticamente as noções de acontecimento, experiência, sociabilidade e como elas nos ajudam a entender e analisar o presente.

Cecília Sousa, que integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF) e pesquisa comunicação e atuação dos movimentos negros, também já esteve em duas lives. Nelas, foi convidada para falar sobre jornalismo e mídia em interface com o racismo: a grave realidade, experiências  e perspectivas de superação. De forma semelhante, Cecília articulou com clareza a relação entre mídia e sociedade, noções sobre narrativa jornalística e os acontecimentos e debates mais empíricos das questões raciais. Além disso, destacou a dimensão histórica do movimento negro e do racismo no Brasil e a responsabilidade social de todos na luta contra o preconceito e as desigualdades.

Confira abaixo, na íntegra, os vídeos e os grupos ou projetos responsáveis pelas iniciativas:

Vera França no 1º Colóquio Digital 1000 Minutos em Conexão (Conexões Expandidas – UFJF)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gris UFMG (@gris.ufmg) em

Vera França no Memória da Eletricidade

Cecília Sousa no Construindo Algo Muito Melhor

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Construindo (@algomuitomelhor) em

O vídeo de Cecília Sousa em debate promovido pela Escola Comradio do Brasil não foi salvo, mas não deixe de acessar o link para saber mais sobre o projeto.