Home > Destaque > Grupo comemora cinco anos das Jornadas de Retórica e Argumentação

Imprimir Voltar

Grupo comemora cinco anos das Jornadas de Retórica e Argumentação

No dia 20 de agosto, o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação da Fale e Fafich/UFMG promove o encontro comemorativo dos cinco anos das Jornadas de Retórica e Argumentação. Na ocasião, serão prestadas homenagens aos professores Ida Machado e Jacyntho Brandão, que ajudaram a criar, desenvolver e consolidar os estudos de retórica e análise do discurso na UFMG e no Brasil.

O evento será realizado no Auditório Sônia Viegas da Fafich/UFMG e conta com apoio do PPGFil e da  POSLIN.

Programação

9h às 9h30
Abertura, com autoridades convidadas e organizadoras.
Um duplo elogio, por Helcira Lima (Letras/UFMG) e Maria Cecília M.N. Coelho (Filosofia/UFMG)

9h30 às 11h15
A retórica do macrotexto. O exemplo dos Panegyrici Latini – Marco Formisano (Classics/Ghent University)
Especulações sobre possíveis nomes antigos da cítara retangular ápula: encontro entre filologia e iconografia – Fabio Vergara (História/UFPEL)
Retórica, Transgressividade e edição – Emilia Mendes (Letras/UFMG)

13h às 14h15
A Máquina Retórica – Rodrigo Bastos (Arquitetura/UFSC)
Jornal A Sirene – Tecnologia sociodiscursiva e formas de empoderamento dos atingidos – William Menezes (Letras -UFOP)
Apoio: FAFICH/PPGFIL- FALE/POSLIN

Inscrições: não será necessário fazer. Os/as interessados/as em ter um certificado de participação (de 3h30) devem assinar a lista de presença na entrada do auditório nos horários das jornadas. Informações: retorarufmg@gmail.com

Jornadas de Retórica e Argumentação
O objetivo das Jornadas, desde seu início em 2014, é reunir, periodicamente, estudiosos de retórica e análise do discurso, docentes e discentes, a fim de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UFMG e em outras instituições nacionais e internacionais, em diferentes áreas de conhecimento ligadas à retórica (filosofia, direito, letras, história, comunicação, entre outras). Buscamos estimular o debate interdisciplinar, a partir da cooperação de diversos especialistas, além de dar visibilidade a representantes dos principais grupos de retórica e áreas afins no Brasil, e, na medida do possível, a pesquisadores de universidades estrangeiras. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, é coordenado pelas professoras Helcira Maria Rodrigues de Lima (Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica/SBR, 2017-8), da Faculdade de Letras (Fale), e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Presidente da Associação Latino-Americana de Retórica, 2015-8 e da SBR 2010-12), da Fafich.

 

Destaque

Últimas Notícias

Ver todos >