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O III Encontro do GETHL – Política das narrativas políticas objetiva criar um espaço multidisciplinar de discussão, tendo como base a narrativa e seus modos de configuração. É assim que a aparente repetitividade do nome do evento se dissolve, indicando que toda narrativa é política, a despeito de sua intencionalidade ou demandas próprias, e que toda política atua também por mecanismos narrativos, além de que toda narrativa é engendrada por políticas internas. Política, notadamente, assume aqui o seu sentido lato.

O Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem (GETHL) debruça-se, de forma transdisciplinar, acerca de uma questão norteadora: como a linguagem pode interferir no mundo? Neste ano, o GETHL voltou-se para a temática da narrativa, buscando entendê-la em sua forma mais ampla, como um veículo que permite interpretar a experiência humana e, mais do que isso, em certa medida, criar realidades ou representações acerca do mundo.

O que é narrar? Aparentemente, uma das atividades mais comuns às diversas populações humanas, ganha contornos diversos se a inquirimos por meio de suas políticas. Para que e por quê narramos?

A narrativa é um modo de conformação de realidades, em que a passagem do tempo está claramente configurada, mobilizando, para isso, elementos de linguagem (imagética ou linguística). Nesse sentido, abre-se o leque de entendimento e a narrativa sai do domínio exclusivamente ficcional ou mesmo da narrativa histórica e passa a abranger a narrativa fílmica, quadrinística, relatos, estudos, poemas e conjuntos de poemas, ou seja, quaisquer materiais linguístico-imagéticos que mobilizem elementos para o contar.

            Desse modo, entendemos que a linguagem narrada, mais do que desvelar um mundo, contribui para sua criação, na medida em que nomeia práticas, configura fazeres e, assim, constitui múltiplas realidades.

          O evento é aberto ao público em geral, tendo seu público-alvo específico nos profissionais das Humanidades (estudantes e professores das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino), de diferentes instituições e localidades.

 



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