TIPS – Technoscientific Issues in the Public Sphere
O projeto TIPS visa desenvolver, experimentar e implementar procedimentos automáticos para coleta, classificação e análise de conteúdos digitais disponíveis na web, principalmente notícias on-line e redes sociais, a fim de monitorar os tópicos de ciência e tecnologia e sua evolução. Portanto, o TIPS integra conhecimentos, perspectivas teóricas e metodologias de pesquisa referentes a diferentes áreas das ciências sociais, como Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST), Estudos Sociais da Ciência (STS), análise de conteúdo, métodos digitais, representações sociais e CTI. O TIPS tem uma perspectiva multidisciplinar, abrigando assim pesquisadores com diversas origens. O projeto é desenvolvido como parte das atividades de pesquisa do InCiTe e do grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Padova (Pa.S.T.I.S.).

Projeto relacionado: “Barômetro da tecnociência: Big Data e text mining para o estudo da CT&I na esfera pública”
Equipe: Yurij Castelfranchi (coordenador), Luisa Medeiros Massarani, Lucas V. Emerick, Davi Cordeiro Moreira, Vanessa Oliveira Fagundes, Danilo Sabbagh
Financiamento: FAPEMIG
Conheça o projeto (apresentação ppt)

 

O que os jovens brasileiros pensam da Ciência, Tecnologia e Inovação
O projeto tem como objetivo explorar, identificar e estabelecer, a partir de metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa, o que os jovens brasileiros pensam da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conjunto de resultados obtidos dará subsídios para a consolidação de políticas públicas; para a avaliação de impacto de programas de educação em ciências ou divulgação científica; para a detecção dos principais obstáculos e desafios para o exercício da cidadania científica e técnica; para o aperfeiçoamento de ações com vistas a um diálogo positivo com o público jovem, aproximando-o do universo da CT&I em vários níveis com elementos pertinentes, motivadores, lúdicos e atuais. Além disso, permitirá estabelecer interpretações e comparações com outras pesquisas já realizadas, nacional e internacionalmente, possibilitando a construção de indicadores e modelos preditivos sobre a autoridade cultural da ciência, a aceitação e o interesse dos jovens, sua percepção de risco, suas atitudes sobre inovação, seu acesso à informação científica e seu grau de participação a apropriação social.

Projeto: O que os jovens brasileiros pensam da Ciência, Tecnologia e Inovação
Equipe: Luisa Massarani (coordenadora), Ildeu de Castro Moreira, Yurij Castelfranchi, Carmelo Polino, Vanessa Fagundes e Ione Mendes
Financiamento: CNPq

 

Jovem, ciência e internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil
O projeto se insere no âmbito do acordo de cooperação internacional assinado entre a universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informações científicas na internet, um tema de interesse estratégico para França e Brasil. Um estudo de observação dos adolescentes em situação de busca de informações na internet será realizado para verificar empiricamente a hipótese de que a leitura e a avaliação das informações científicas online difere segundo o contexto de busca, formal ou não-formal. Diferentes metodologias serão utilizadas a fim de explorar várias dimensões do comportamento dos adolescentes e permitir que as equipes envolvidas partilhem experiências e construam novas competências conjuntas. A formação de recursos humanos é elemento fundamental nesta proposta, o que ganha particular relevância por ser em uma área de pesquisa emergente no mundo e no Brasil, a Divulgação científica. A equipe reúne pesquisadores seniores e jovens, sendo que os primeiros têm atuado na formação de jovens pesquisadores em nível de doutorado e mestrado nos dois países. Esperamos com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunicação pública da ciência online, propondo recomendações para tornar a informação científica online mais interessante e legível para os adolescentes.

Projeto: Jovem, ciência e internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil
Equipe: Luisa Massarani (coordenadora), Ildeu de Castro Moreira, Yurij Castelfranchi, Maria Ataíde Malcher, Monica Macedo

 

Os desafios da regulação ambiental e de saúde pública em Minas Gerais: riscos, incertezas e controle de riscos
De natureza interdisciplinar, contando com a participação de pesquisadores da UFMG, UFJF, PUC Minas e Unimontes, o projeto tem como tema a regulação ambiental e de saúde pública em Minas Gerais. O foco está na gestão e controle de riscos, atento por um lado à situação do cidadão comum exposto ao problema, e por outro aos direitos fundamentais constitucionalmente previstos, bem como à legislação vigente ou a ser produzida, em defesa desse cidadão. Trata-se de conduzir estudos específicos, comparar a experiência e a legislação de outros países, mapear as ferramentas de rastreamento de informações e controle, considerar as ações dos cidadãos e dos stakeholders bem como as medidas de gestão/controle de risco. Ao final, propor um conjunto de regulações, no campo dos direitos humanos, da Constituição e da ética aplicada. Aqui, o InCiTe volta suas lentes de análise para o desenrolar do desastre causado pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), investigando o comportamento, as atitudes, o conhecimento e as percepções dos cidadãos diretamente envolvidos nos processos de recuperação socioambiental da bacia do Rio Doce, ou engajados em processos de decisão e comunicação em situação de risco. Assim, uma das facetas desta pesquisa é a da comunicação direta com os públicos envolvidos. Uma outra é a de entender não apenas como funcionam ou podem funcionar as políticas públicas e a atuação dos experts, mas também como funciona o cidadão “comum” no momento em que precisa tomar decisões em situação de risco, ou quando encontra-se no centro de uma controvérsia. Investigamos como são modulados os riscos, como podem ser geridos e comunicados, mas também como as pessoas usam, de fato, a informação que recebem, como articulam seus planos e decisões, e como tudo isso contribui de forma crucial para o sucesso, ou o fracasso, da regulação tecnológica.

Projeto:  Os desafios da regulação ambiental e de saúde pública em Minas Gerais: riscos, incertezas e controle de riscos
Equipe: Ivan Domingues (coordenador), Yurij Castelfranchi, Victor Fernandes
Financiamento: FAPEMIG

 

Um estudo sobre museus de ciência na América Latina pelo olhar dos visitantes
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender a experiência museal do ponto de vista do visitante, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Entre os objetivos específicos está a consolidação de um grupo de trabalho com pesquisadores e especialistas que desenvolvem atividades práticas de divulgação científica dos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e Inglaterra, em um total de 13 instituições envolvidas, com respaldo da Unesco e da Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP).

Projeto: Um estudo sobre museus de ciência na América Latina pelo olhar dos visitantes
Equipe: Luisa Massarani (coordenadora), Ildeu de Castro Moreira, Diego Golombeck, Maria Eugenia Fazio, Yurij Castelfrancchi, Marina Ramalho, Rosicler Neves, María del Carmen Sánchez Mora, Luís Amorim, Karen Bultitude, Shawn Rowe, Kaori Kodama, Claudia Aguirre, Constanza Pedersoli, Cristiana Facchinetti, Simon Lock, Emily Dawson, Silvina Basile, Sigrid Falla, Patricia Rey, Paty Macias.

 

 

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