Confira como foi a recepção de calouros 2023/1

sexta-feira, 24 de março de 2023, às 15:30

Participantes e palestrantes da recepção de calouros de jornalismo 2023/1 (Foto: Gustavo Marinho/ComuniCA)

No dia 21 de março, foi realizada a recepção dos alunos e alunas ingressantes no curso de jornalismo do primeiro semestre de 2023.

A recepção foi elaborada pela Coordenação do Colegiado do curso de Jornalismo, com muito carinho, para acolher discentes do curso que estão iniciando sua trajetória na universidade. Nesse momento inicial, foram esclarecidas dúvidas sobre o curso e percurso curricular, assim como foram feitas orientações gerais sobre a vida acadêmica na Fafich, entre muitas outras trocas valiosas.

A recepção contou com a participação de Vanessa Brandão e Ângela Salgueiro, coordenadora e sub-coordenadora do  Colegiado de Jornalismo, que conduziram o evento e apresentaram os convidados especiais: Iana Coimbra e Gleidson Batista. Os convidados relataram sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais, além de trazerem as realizações e dificuldades encontradas no caminho.

Iana Coimbra é jornalista, repórter e apresentadora  há 13 anos em emissoras de TV,  com passagem pela TV Alterosa e Rede Globo. Em 2019 ingressou no doutorado na UFMG, onde atualmente pesquisa os relatos de parto no Instagram.

Graduado em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em História e Culturas Políticas, Gleidson Batista é servidor efetivo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde 2002. Atualmente é jornalista da Agência da ALMG.

Na sequência, integrantes da Cria – empresa júnior da comunicação na UFMG apresentaram as atividades realizadas dentro da empresa, quais suas funções e processo de ingresso, bem como destacaram a importância dos alunos se envolverem nessa iniciativa.

Ao final do evento, a Gestão atual do Centro Acadêmico ComuniCA explicou um pouco mais sobre diversas ações realizadas na universidade e na FAFICH, quais projetos e iniciativas são desenvolvidas pelo movimento, assim como reiteraram a importância de defender e lutar pelos direitos dos estudantes. Para fechar com chave de ouro, o ComuniCA acompanhou uma ação de apadrinhamento de calouras e calouros por veteranos do curso de jornalismo.

Agradecemos a participação de todas e todos que estiveram presentes na recepção e desejamos um ótimo semestre! A UFMG, a Fafich e o Curso de Jornalismo lhes dão as boas-vindas e desejam que seu ciclo de formação por aqui seja cheio de ótimas vivências.