Divulgação do livro “Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras”

quarta-feira, 19 de abril de 2023, às 16:25

É com imenso prazer que indicamos e divulgamos o ebook “Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras”, que faz parte do Programa do Desenvolvimento da Graduação (PDEG) do Colegiado de Jornalismo.
Foram cinco anos de pesquisa, participação de 14 bolsistas, colaboração de estudantes, técnicos administrativos em educação e professores em situação de deficiência, além de pesquisadores sobre o tema.

O livro é o primeiro da série “Comunicação, Discursos e Experiências”, dirigida pela professora Sônia Pessoa (DCS/UFMG) e pelo professor Luiz Alex Saraiva (FACE/UFMG), e conta com comitê editorial internacional. A publicação foi organizada por docentes do Departamento da Comunicação Social da UFMG: Sônia Pessoa, Camila Mantovani, Ângela Marques e Phellipy Jácome.

O guia reuniu vários projetos e parceiros para trazerem dicas sobre acessibilidade e hospitalidade em discursos, produtos midiáticos, audiodescrição, eventos, ambientes digitais, além de direito à Comunicação e à Acessibilidade. Ao longo dos anos, os bolsistas do guia foram financiados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG), Programa de Desenvolvimento da Graduação (PDEG/UFMG) e Fapemig.

O livro está disponível, gratuitamente, no site da Editora Fi no link: https://www.editorafi.org/ebook/706-comunicacao-acessibilidades. Essa é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o tema e prestigiar as produções acadêmicas realizadas dentro da universidade e, em especial, da Comunicação Social.