Notícias

Início do ano letivo de 2023

segunda-feira, 06 de março de 2023, às 11:48

Caras e caros estudantes,
Esperamos que todos estejam bem e animados para o início do ano letivo de 2023.

Conforme calendário acadêmico divulgado nas redes da UFMG, o 1° Período de 2023 terá início no dia 6 de março para discentes veteranos e, no dia 20, para calouros dos cursos de graduação. A nova versão do calendário está disponível na seção do site “Calendário escolar do Portal UFMG”.
O Colegiado de Jornalismo dá as boas-vindas aos novos e novas estudantes em jornalismo da UFMG, desejando que possam desfrutar das ricas oportunidades e experiências que a universidade oferece.
Nos dia 20 e 21 de março, ainda com horário e local a serem definidos, será realizada a recepção de calouros do curso, em evento presencial.
Também vale destacar a importância de que todos fiquem atentos, pelo Moodle, ao início das aulas de cada disciplina.

Seguem algumas orientações para o início do semestre:
1) A partir do atual semestre, as catracas de acesso à Fafich e FALE estão ativas. Certifique-se de que está com sua carteira de identificação e que ela está liberada para uso de acesso aos espaços na UFMG (a liberação é feira através do Minha UFMG – em Sistemas/Aplicações Adminitrativas/Meu chachá. É preciso solicitar liberação com, no mínimo, 24 horas de antecedência.
2) Acessar o Moodle para participar de atividades e se comunicar com os professores do período.
2) Verificar se os e-mails cadastrados na UFMG estão funcionando para recebimento correto dos comunicados oficiais.
3) Ler como é feito o atendimento do Colegiado de Jornalismo, bem como sobre projeto pedagógico, processos de secretaria, estágio e tudo que é fundamental para planejar seu percurso acadêmico. Está tudo aqui no site do curso.
4) Eleger dois representantes de turma para que façam parte do grupo de representantes com a coordenação de curso, para recebimento de comunicados importantes do colegiado para repasse aos demais alunos.

Para ficar sempre bem informado, é fundamental ler com atenção todos os e-mails enviados pelo colegiado e acompanhar as datas de processos importantes no calendário acadêmico da UFMG. Sugerimos também que acessem com regularidade o site do colegiado e sigam o perfil do colegiado no Instagram e pesquisem a informação que desejam: http://www.fafich.ufmg.br/jornalismo/ e @coljornalismo.ufmg

DICA IMPORTANTE
Para que entendam melhor o novo curso e as regras da graduação da UFMG, sugerimos as seguintes leituras:
Projeto Pedagógico do curso: http://www.fafich.ufmg.br/jornalismo/o-curso/projeto-pedagogico/ 
As normas gerais da graduação da UFMG: https://ufmg.br/vida-academica/regras-academicas