Projeto de extensão da UFMG é premiado no Expocom Regional

quinta-feira, 12 de agosto de 2021, às 18:34

O projeto de extensão vinculado a UFMG “Como Ler Infográficos”, venceu o Prêmio Expocom da Região Sudeste (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) – Categoria Produção Transdisciplinar. O resultado foi divulgado no dia quatro (4) de agosto em live no canal da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O “Prêmio Expocom” premia os melhores trabalhos experimentais desenvolvidos por graduandos dos cursos da área de Comunicação. Ele acontece em etapas local, regional e nacional sendo que os vencedores regionais ganham o direito de disputar a etapa nacional no 44° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que acontecerá do dia 4 a 9 de outubro, em um encontro virtual organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Estamos na torcida pelo projeto “Como Ler Infográfico” na etapa nacional.

O Projeto

Tão importante quanto conhecer a respeito é saber quem são os responsáveis por fazê-lo sair do papel. Entre seus membros estão:

– os professores da UFMG: Daniel Melo Ribeiro, Geane Alzamora, Carlos D’Andrea;

-os bolsistas: Franklin Limeira (Relações Públicas), Iuri Cordeiro (Mestrando), Enaile Andrade (Jornalismo), Gabriela Camargo (Jornalismo);

– e voluntários: Paulo Ferreira (Publicidade & Propaganda), Eliane Estevão (CEDECOM), Fábio Paes (Mestrando), Júlia de Paula (Doutoranda), Luigy Hudson (Jornalismo);

Juntos eles buscam estudar e apresentar à sociedade estratégias de informação e desinformação usadas em infográficos, incentivando o desenvolvimento de um pensamento crítico e orientando o processo de leitura e recepção dessas mídias por meio de dicas que sejam práticas no cotidiano.

A aluna-líder do projeto Gabriela Francine, do curso de Jornalismo, ressaltou a importância da premiação e como ela pode impactar positivamente no projeto:

“As ações do Como Ler Infográficos possuem um compromisso com a divulgação científica e literacia midiática em linguagem acessível, assim, acreditamos que a conquista do Prêmio Expocom na etapa Regional reflete que o nosso objetivo, de estimular a reflexão crítica sobre a leitura de infográficos, está funcionando no caminho correto e impactando as pessoas. A possibilidade desse feedback e reconhecimento é muito importante para o nosso trabalho sempre manter um elo de conexão entre a Universidade e a Sociedade, principalmente quando consideramos o contexto de pandemia.

Além disso, participar do Encontro Inter-Regiões como aluna-líder do projeto, e ainda na graduação, foi uma experiência muito valiosa, pois o contato com estudantes de outras universidades e seus respectivos trabalhos agregaram muito no desenvolvimento de novas perspectivas acadêmicas, profissionais e pessoais. As trocas de conhecimentos presentes nesse evento são riquíssimas, e espero que a conquista do prêmio pelo Como Ler Infográficos seja um incentivo para que a participação dos cursos de Comunicação Social da UFMG se torne cada vez mais ativa em variadas categorias”

O professor e pesquisador Daniel Melo Ribeiro reforça a fala da aluna sobre como esse prêmio enaltece ainda mais as atividades de extensão e pesquisa que tem sido realizadas dentro da UFMG:

“O prêmio Expocom Regional atesta a relevância do tema da infografia para o nosso atual contexto. Concorremos com projetos de extensão da área de Comunicação de outras grandes universidades da região Sudeste, tais como a UFRJ, a UFOP e a UFF. O prêmio é um reconhecimento merecido para a equipe que se dedicou ao projeto, contribuindo para reforçar as atividades de extensão da UFMG”

Para conhecer mais e acompanhar todas as novidades,  entre nos perfis das redes sociais: FacebookInstagramTwitter.