Claudia Maria Filgueiras PenidoProfessora adjunta do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (LAGIR/UFMG). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990); mestrado em Psicologia Social (2002) e doutorado em Saúde e Enfermagem (2012), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo feito doutorado sanduíche nas Universidades de Cergy-Pontoise e Paris VIII. Participa da Rede Internacional RECHERCHE AVEC, envolvendo universidades do Brasil, França e Canadá e é coordenadora do GT Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem trabalhado com Saúde Mental na Atenção Primária, Clínica Ampliada em Saúde, apoio matricial, NASF, Humanização em Saúde, Construção da autonomia, Equipe multiprofissional e Interdisciplinaridade em Saúde, Educação permanente em Saúde e Práticas Antimanicomiais. |
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Izabel Christina Friche PassosPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), com estagio no Centre de recherche médécine, maladie et sciences sociales da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris/França, e nos serviços de saúde mental de Trieste/Itália. Realizou estágio pós-doutoral, como professora visitante, no Departamento de Antropologia Médica da Universitat Rovira i Virgili/Tarragona-Espanha (2013-2014). É professora titular do Departamento de Psicologia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Fafich/UFMG. É membro fundadora e ex-vicepresidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e editora associada dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. Participa da Rede International Recherche Avec, envolvendo universidades da França, Brasil, Canadá e México, sendo membro de seu Comité científico. Tem experiência na área de Psicologia social, com ênfase em programas de atendimento comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção psicossocial, saúde mental, saúde coletiva, loucura e sociedade, grupos, instituições e comunidades. Coordena o Projeto Prisma (Práticas Interdisciplinares em Saúde Mental na Academia). |
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Marília Novais da Mata MachadoMarília Novais da Mata Machado é doutora pela Universidade de Paris Norte (Paris XIII), pós-doutora pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professora visitante na Universidade da Califórnia, Los Angeles e professora titular pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde trabalhou de 1968 até sua aposentadoria, em 1993. Colaborou na criação da Abrapso – Associação Brasileira de Psicologia Social. Entre 1990 e 1994 coordenou, no Brasil, o projeto Cooperativas e Comunidades do acordo internacional Capes/Cofecub. Foi pesquisadora visitante, de 2001 a 2003, na Universidade Federal de São João del Rei, onde colaborou na implantação do Laboratório de pesquisa e intervenção psicossocial (Lapip). De 2006 a 2009, foi membro do corpo docente do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, lecionando, pesquisando e orientando dissertações. Entre 2010 e 2014 foi Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS/Capes) na Universidade Federal de São João del Rei. Entre 2010 e 2018, foi coeditora da revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, do Lapip e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFSJ. É autora de livros entre os quais Entrevista de Pesquisa: a interação pesquisador/entrevistado (Belo Horizonte: C/Arte); Práticas Psicossociais: pesquisando e intervindo (Edições do Campo Social) e Práticas de Análise do Discurso (Editora Artesã). Com colegas, organizou os livros Psicossociologia: análise social e intervenção (Petrópolis: Vozes; Belo Horizonte: Autêntica), Discurso da equidade e da desigualdade sociais (Editora Argvmentvm), A criança no imaginário social (Hucitec Editora). |
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Regina Celi Fonseca RibeiroPossui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1984), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora Adjunta do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, terapia ocupacional, oficinas em saúde mental, reabilitação psicossocial, política de saúde mental. |
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Tereza Cristina PeixotoDocente adjunto do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (LAGIR/UFMG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialista em Psicologia Hospitalar, em Saúde no Trabalho e apoiadora do HumanizaSUS. Mestre e doutora em em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Católica de Minas Gerais. Tem experiência em Psicologia Hospitalar, em Humanização e Educação em Saúde, Saúde no trabalho, Intervenção Psicossocial e Organização dos serviços de saúde. |