Sobre o grupo

Histórico

O Mobiliza consolida uma linha de estudos e de investigação iniciada em 1999, com o propósito de compreender a comunicação em processos de mobilização social. Tendo constituído projetos de ensino e de extensão no âmbito da Graduação em Comunicação Social, gerado publicações e intensos intercâmbios em relação à temática e também orientado o desenvolvimento de tese de doutorado, assume agora, no âmbito da pesquisa e da pós-graduação, o formato de um grupo de pesquisa. Desta forma poderá congregar pesquisadores (docentes e discentes de Graduação e de Pós-Graduação) e outros interessados na temática.


Ementa

Investigação acerca da formação e movimentação de públicos na sociedade, bem como as dinâmicas de opinião pública implicadas nos processos de comunicação pública e da comunicação para mobilização social, que se dá em coletivos mobilizados, comunidades, fóruns participativos, projetos de mobilização social diversos, movimentos sociais e entre os públicos e as organizações públicas, privadas ou da sociedade civil. Observa especialmente as relações intersubjetivas e os vínculos na formação dos públicos, as controvérsias e conflitos de interesse com suas manifestações públicas, as conversações cotidianas, a formação do interesse público e constituição de causas sociais e as relações entre cidadãos e poder público. Para isso analisa as diversas manifestações de opinião, os discursos dos diversos atores na cena pública, os conteúdos veiculados por diversos meios de comunicação, as interações em mídias sociais digitais e as dinâmicas das conexões em redes de conversação.

Mapa do Mobiliza

O Mapa do Mobiliza, apresentado abaixo, foi concebido como forma de sintetizar os principais aspectos norteadores do grupo, reafirmando seus tópicos de investigação, os olhares do grupo e as análises possíveis a partir desses princípios.