NAD

Núcleo de Acolhimento e Diálogo da Fafich

Acolher, escutar e atuar em orientações e encaminhamentos para pessoas em situação de estresse e que precisam de apoio para saúde mental estão entre os objetivos do Núcleo de Acolhimento e Diálogo (NAD) da FAFICH. Para tal, já está em funcionamento o espaço de diálogo do NAD, no primeiro andar da Biblioteca da FAFICH. A ideia é proporcionar a busca espontânea de técnico-administrativos, estudantes e docentes da unidade. Entendemos este espaço não só como um local ao qual a comunidade da FAFICH pode se dirigir, mas também como a criação de oportunidades de diálogo a partir de estratégias como reuniões, fóruns, rodas de conversas e conversatórios com colegiados e outras estruturas institucionais, alunos e servidores.

O acolhimento é uma prática presente nos mais diversos setores de assistência social e à saúde. Desde a política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) é tido como uma diretriz para a construção de vínculos entre trabalhadores e usuários dos serviços e para melhorias nos modos de produzir saúde no Brasil (Brasil, 2010). Nesta política, o acolhimento não se restringe a um local e a recepção de pessoas, de forma mais ampla, implica em oportunizar que os atores envolvidos atuem em estratégias resolutivas de forma a se alcançar o objetivo de mudança do processo de trabalho.

Os casos de queixas recebidas pelo Núcleo de Acolhimento e Diálogo da FAFICH que representem aberturas de qualquer tipo de processo, como os administrativos, de conduta, de sindicância, implicarão na responsabilidade deste setor em orientar o usuários durante todo o processo de resolução da situação para a qual buscou ajuda.

Contato
Referência: Janaína Mara Soares Ferreira
Local: Sala no primeiro andar (dentro) da Biblioteca da Fafich
Contato: (31) 3409-5049 e nad@fafich.ufmg.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira (mediante agendamento).

Missão

Equipe

Últimas Notícias

Ver todos >