Cadastre-se e receba nossos informativos

Atividades

Livro O TRABALHO E A TECNICA, de Ivan Domingues 08/07/2016

Livro publicado pela editora WMF Martins Fontes, 2016 ("O prazer do pensar" - Vol. 37 dirigido por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho)

Livro BIOTECNOLOGIAS - NOVOS DESAFIOS E NOVA RESPONSABILIDADE, de Lilian Godoy 10/05/2016

Livro publicado pela Editora UFMG (Humanitas), 2015

Entrevista: Prof. Ivan Domingues ao Boletim da UFMG 01/09/2014

III Colóquio Internacional NEPC / IEAT – Biotecnologias e Regulações: Desafios Contemporâneos 30/07/2014

Prof. Raoni Rajão tem importante artigo publicado na Science 07/05/2014

Entrevista: Prof. Ivan Domingues ao Instituto Humanitas Unisinos 20/10/2013

III COLÓQUIO NACIONAL HANS JONAS 15/10/2013

Entre os dias 20 e 22 de novembro, acontecerá na FAFICH/UFMG o III Colóquio Nacional Hans Jonas

Pesquisador do NEPC tem reportagem sobre tese vencedora na página do Estado de Minas 26/07/2012

Artigos publicados na Revista Diversa 13/06/2012

Pesquisadores do NEPC têm artigos veiculados na edição 19 em revista mensal da UFMG.

Human Enhancement entre potenciamento e medicalização 21/05/2012

palestra com a Professora Doutora Benedetta Bisol (Humbolt-Universität, Berlim)

JORNADA SIMONDON-26 E 27 DE ABRIL 10/04/2012

Publicação dos Anais do 2º Colóquio Internacional NEPC/IEAT - Biotecnologias e Regulações 06/12/2011

SEMINÁRIO NEPC/IEAT 10 DE NOVEMBRO 01/11/2011

NEUROCIÊNCIA DA ÉTICA: ESTADO DA ARTE E AS PROMESSAS PARA O FUTURO

PERCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA TECNOLOGIA: HORKHEIMER E MARCUSE - BERGSON E SIMONDON- 18 de agosto 02/08/2011

Mesa-Redonda com os professores Jairo Dias Carvalho, Simeão Donizetti Sass e Rafael Cordeiro Silva da Universidade de Uberlândia (UFU).

PROF. BRUNELLO STANCIOLI: PALESTRA EM OXFORD 18/07/2011

INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO FALA EM OXFORD

GRANDE CONFERÊNCIA: NEUROSCIENCE, ETHICS AND LAW: DOES NEUROSCIENCE UNDERMINE RESPONSABILITY? 31/05/2011

III Colóquio Internacional NEPC / IEAT – Biotecnologias e Regulações: Desafios Contemporâneos 30/07/2014

 O Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / UFMG, em Belo Horizonte, realizou em parceria com o IEAT/UFMG (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares), nos dias 2-4 de setembro de 2014, no auditório Prof. Baesse (quarto andar da FAFICH), o seu terceiro Colóquio Internacional – Biotecnologias e Regulações: Desafios Contemporâneos.

O Colóquio teve por objetivo criar um espaço de reflexão interdisciplinar acerca do desenvolvimento e das aplicações das novas biotecnologias, especialmente aquelas ligadas à genética e biologia molecular, tendo o homem no centro das ações (aplicações médicas e de outras sortes). Três grupos de questões circunscreveram as atividades: 1 - a questão da natureza  e dos poderes do conhecimento tecnológico, focalizando as interfaces entre tecnologias, engenharias e ciências, consideradas a partir do modelo homem/máquina; 2 – a questão do risco e da percepção pública da ciência e da tecnologia, abarcando as controvérsias, as modalidades de controle e as políticas públicas; 3 – a questão das implicações éticas das biotecnologias, focalizando  a regulação em bioética.

Entre os desafios contemporâneos, foco do 3º colóquio, estiveram a necessidade de pensar os limites tecnológicos e morais da reprodução assistida,  as fronteiras entre o maquínico  e o orgânico, a regulação das pesquisas em fármacos, o futuro do humano, etc.

O evento contou com conferências e mesas-redondas proferidas e integradas por especialistas brasileiros e estrangeiros, dentro das quais foi reservado tempo para debate aberto ao público. Além disso, foram realizadas as Sessões Coordenadas, abertas à inscrição da comunidade acadêmica mediante Chamada de Trabalhos, destinadas especialmente a estudantes de pós-graduação e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

III Colóquio Hans Jonas 15/10/2013

 O Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo NEPC realizou, entre os dias 20 e 22 de novembro, o “III Colóquio Nacional Hans Jonas – Ontologia, Tecnologia e Ética: em comemoração aos 40 anos de Organismus und Freiheit”. Para maiores informações, acesse:coloquionacionalhansjonas.blogspot.com.br, ou através do e-mail: info.nepc@gmail.com

COLÓQUIO SOBRE A FILOSOFIA DA TECNOLOGIA DE ANDREW FEENBERG: DEMOCRACIA, RACIONALIDADE E INVENÇÃO 10/07/2013

 Desde 2011 o NUPPEC-UFU, Núcleo de Pesquisa do Pensamento Contemporâneo, participa de uma rede de pesquisa com a UFMG em torno do tema das biotecnologias, liderado pelo Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG). Em junho de 2013 foi realizado o terceiro evento fruto desta parceria em Uberlândia, o Colóquio sobre a Filosofia da Tecnologia de Andrew Feenberg. Além do ilustre convidado, o evento contou com a participação de pesquisadores do Projeto Temático Fapesp  “Gênese e significado da tecnociência” do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), do Projeto Fapemig – “Biotecnologias e regulações” do NEPC- UFMG, dos Estados Unidos, da PUC-PR e da UFU, totalizando 16 participantes. O objetivo foi debater a obra do professor Feenberg, atualmente atuando em Vancouver, Canadá, na Simon Fraser University, reconhecido internacionalmente e com fortes relações com o Brasil.

Feenberg desenvolve pesquisa sobre os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea. Ele discute várias questões relativas ao fazer científico e tecnológico inserindo a variante política nessa abordagem, o que é algo novo e interessante. Temas como a democratização da tecnologia, da sua reinvenção e transformação via design e o problema da relação entre racionalização e modernidade são cruciais para Feenberg e que serão objeto de crítica e análise dos pesquisadores.

O Colóquio foi organizado pelo NEPC/IEAT, da UFMG, e pela Associação Filosófica Scientiae Studia, e do qual participarão o NUPPEC e NUBET, núcleos de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia que fazem parte do NEPC-UFMG, mais o Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA-USP, principalmente os integrantes do Projeto Temático da Fapesp, além de um grupo de pesquisa sobre filosofia de técnica da PUC-PR. Sua realização significou mais um passo na consolidação de uma rede nacional e internacional de pesquisa sobre filosofia e tecnologia, iniciada há anos com a colaboração dos dois grupos organizadores, e agora em expansão.

O colóquio foi apoiado pelo Instituto de Filosofia e programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Human Enhancement: entre potenciamento e medicalização 21/05/2012

 A palestra Human Enhancement discutiu as questões éticas entre o potenciamento e a medicalização em torno do enhancement (aprimoramento, em português), assim como o conceito de saúde no debate sobre a modulação dos estados emocionais.

Jornada Simondon 10/04/2012

 Em parceria com o IEAT e os grupos de pesquisa abaixo, o NEPC promoveu um evento para discutir as questões em torno da Técnica e Tecnologia em Gilbert Simondon. Vários estudiosos e pesquisadores, inclusive de fora do país (prof. pesquisador José Luís Garcia-Lisboa/Portugal), se reuniram para fomentar debate relativo a diversos aspectos do pensamento de Simondon.

A Jornada ocorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2012, na Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas (FAFICH/UFMG), no auditório Prof. Baesse (sala 4059).

Confira a programação completa no item "atividades" deste site clicando em  "pesquisa".

 Para maiores informações, entre em contato através do endereço eletrônico: info.nepc@gmail.com, ou ligue para (31) 3409-3816.

 

NEPC/IEAT – Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo/Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Projeto Temático Gênese e Significado da Tecnociência e equipe de pesquisadores da Associação Filosófica Scientiae StudiA

USP – Universidade de São Paulo

UFU – Universidade Federal de Uberlândia

SEMINÁRIO NEPC/IEAT 10 DE NOVEMBRO 01/11/2011

O Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), em conjunto com o Instituto de Estudos Avançados Transdiscplinares (IEAT) promoveu o seminário "Neurociência da Ética: Estado da arte e as promessas par ao futuro", ministrada pela professora Cinara Nahra, do Departamento de Filosofia da UFRN, às 14:00, dia 10 de novembro de 2011, no Auditório Baesse- 4 andar FAFICH/UFMG.

 
 
Resumo do tema proposto:
 
" A neurociência da ética é a área da neuroética que se relaciona ao entendimento dos mecanismos cerebrais que estão envolvidos na cognição moral e em nossas decisões éticas (ou antiéticas) e podemos tambem defini-la  como sendo o campo relativo ao entendimento dos mecanismos cerebrais dos principais comportamentos relacionados a ética e moralidade. Identifico entao, e discuto, uma serie de estudos na área da neurociência que foram publicados nos últimos 10 anos e que  auxiliam nosso entendimento de comportamentos como altruísmo, generosidade, autoconfiança, confiança, punição altruísta, violência, mentira e preconceito, comportamentos que estão todos relacionados de algum modo a moralidade. "

Percepções contemporâneas da tecnologia: Horkheimer e Marcuse - Bergson e Simondon- 18 de agosto 02/08/2011

O Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), promoveu uma mesa-redonda, discutindo o tema da tecnologia a partir de uma aproximação das idéias de Horkheimer e Marcuse, por um lado, e Bergson e Simondon por outro.

Intitulada  “Percepções contemporâneas da tecnologia: Horkheimer e Marcuse - Bergson e Simondon" a mesa foi composta pelos professores Jairo Dias Carvalho, Simeão Donizetti Sass e Rafael Cordeiro Silva da Universidade de Uberlândia (UFU).

 

 

LOCAL: Auditório Bicalho

HORA: 14:00

DIA: 18 de agosto

 

 

Quaisquer dúvidas ou perguntas, gentileza entrar em contato: info.nepc@gmail.com ou ligue para (31)3409-3816 

GRANDE CONFERÊNCIA: NEUROSCIENCE, ETHICS AND LAW: DOES NEUROSCIENCE UNDERMINE RESPONSABILITY? 31/05/2011

 O Prof. Sinnott-Armstrong participou de um conjunto de atividades durante a sua visita à UFMG. (Confira a programação na seção "notícias" de nossa página.) O professor Sinnott-Armstrong é uma autoridade na área de ética aplicada, bem como referência em psicologia moral e usos da neurociência em sistemas legais. Ele é co-diretor do Projeto MacArthur de Lei e Neurociência (Law and Neuroscience) e co-investigador no Centro de Neuroética de Oxford. Possui vasta publicação de relevância em um sem número de revistas, periódicos e livros.

 
Dentre as atividades promovidas, o Prof. ministrou uma grande conferência ao público, ocorrida no dia 8 de junho, às 14:00, no Auditório Baesse, 4° andar-FAFICH/UFMG
 
 
 
Sobre o prof. Sinnot-Armstrong, consulte:
 
http://sites.duke.edu/wsa/

GRANDE CONFERÊNCIA: NEUROSCIENCE, ETHICS AND LAW: DOES NEUROSCIENCE UNDERMINE RESPONSABILITY? 31/05/2011

 O Prof. Sinnott-Armstrong participou de um conjunto de atividades durante a sua visita à UFMG. (Confira a programação na seção "notícias" de nossa página.) O professor Sinnott-Armstrong é uma autoridade na área de ética aplicada, bem como referência em psicologia moral e usos da neurociência em sistemas legais. Ele é co-diretor do Projeto MacArthur de Lei e Neurociência (Law and Neuroscience) e co-investigador no Centro de Neuroética de Oxford. Possui vasta publicação de relevância em um sem número de revistas, periódicos e livros.

 
Dentre as atividades promovidas, o Prof. ministrou uma grande conferência ao público, no dia 8 de junho no Auditório Baesse, naFAFICH/UFMG
 
 
Sobre o prof. Sinnot-Armstrong, consulte:
 
http://sites.duke.edu/wsa/

Anais III Colóquio Internacional NEPC/IEAT - Biotecnologias e regulações: desafios contemporâneo 02/06/2016

Esta publicação reúne as Sessões Coordenadas que fizeram parte do III Colóquio Internacional NEPC / IEAT: Biotecnologias e Regulações – Desafios Contemporâneos, ao lado das Conferências e Mesa-redondas. O evento ocorreu na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, em Belo Horizonte, nos dias 2-4 de setembro de 2014, e foi promovido pelo Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC) – parte integrante do Centro de Referência em Ciências Humanas e sediado na FAFICH –, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Programação III Colóquio Internacional NEPC/IEAT 01/08/2014

 Programação completa em anexo

III Colóquio Internacional Biotecnologias e Regulações - Chamada de Trabalhos 31/07/2014

 Informações no anexo

Andrew Feenberg 21/05/2012

 Texto do Prof. Andrew Feenberg que seria utilizado em sua palestra Marcuse's Phenomenology

10/04/2012

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA JORNADA SIMONDON.

ANAIS 2 Colóquio Internacional NEPC-IEAT - Biotecnologias e Regulações 06/12/2011

ANAIS 2º Colóquio Internacional NEPC-IEAT - Biotecnologias e Regulações06/12/2011Durante o 2º Colóquio Internacional NEPC/IEAT - Biotecnologias e Regulações foram proferidas comunicações de alunos e pesquisadores nas sessões coordenadas. O conjunto dessas comunicações foram reunidas nos anais do evento cuja publicação eletrônica se encontra aqui para download. O NEPC agradece a todos pela participação. Boa Leitura!

textos Mesa-Redonda UFU 26/08/2011

 Seguem em arquivo PDF todos os textos desenvolvidos na Mesa-Redonda Percepções Contemporâneas da Tecnologia, ministradas pelos professores Rafael Cordeiro, Simeão Sass e Jairo Carvalho

Texto do professor Rafael

textos Mesa-Redonda UFU 26/08/2011

Texto do Professor Jairo

textos Mesa-Redonda UFU 26/08/2011

 

texto do professor Simeão