Cadastre-se e receba nossos informativos

Notícias

III Colóquio Internacional NEPC / IEAT – Biotecnologias e Regulações: Desafios Contemporâneos

O Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / UFMG, em Belo Horizonte, realizou em parceria com o IEAT/UFMG (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares), nos dias 2-4 de setembro de 2014, no auditório Prof. Baesse (quarto andar da FAFICH), o seu terceiro Colóquio Internacional – Biotecnologias e Regulações: Desafios Contemporâneos.

O Colóquio teve como objetivo criar um espaço de reflexão interdisciplinar acerca do desenvolvimento e das aplicações das novas biotecnologias, especialmente aquelas ligadas à genética e biologia molecular, tendo o homem no centro das ações (aplicações médicas e de outras sortes). Três grupos de questões circunscreveram as atividades: 1 - a questão da natureza  e dos poderes do conhecimento tecnológico, focalizando as interfaces entre tecnologias, engenharias e ciências, consideradas a partir do modelo homem/máquina; 2 – a questão do risco e da percepção pública da ciência e da tecnologia, abarcando as controvérsias, as modalidades de controle e as políticas públicas; 3 – a questão das implicações éticas das biotecnologias, focalizando  a regulação em bioética.

Entre os desafios contemporâneos, foco do 3º colóquio, estiveram a necessidade de pensar os limites tecnológicos e morais da reprodução assistida,  as fronteiras entre o maquínico  e o orgânico, a regulação das pesquisas em fármacos, o futuro do humano, etc.

O evento contou com conferências e mesas-redondas proferidas e integradas por especialistas brasileiros e estrangeiros, dentro das quais foi reservado tempo para debate aberto ao público. Além disso, foram realizadas as Sessões Coordenadas, abertas à inscrição da comunidade acadêmica mediante Chamada de Trabalhos, destinadas especialmente a estudantes de pós-graduação e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

PROGRAMAÇÃO