O programa de extensão “Mulheres Construindo Cidadania: iniciativas para o empoderamento econômico de mulheres e construção da igualdade de gênero em Minas Gerais”, financiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal foi realizado entre 2016 e 2018. Combinou um conjunto amplo e sistemático de complexos de metodologias, algumas delas inclusive quantitativas e qualitativas, junto a estratégias formativas de caráter político-social.
O programa buscou refletir sobre as estratégias possíveis e as alternativas de geração de renda e autonomia econômica de mulheres, assim como contribuir para a promoção da equidade de gênero, raça, sexualidade e geração entre mulheres do estado de Minas Gerais.
Para tanto, a proposta se dirigiu a um grupos de mulheres que trabalham em grupos e cooperativas de economia solidária e/ou feminista, em diversas áreas como artesãs, catadoras, costureiras, bordadeiras, prestadoras de serviços de manutenção doméstica, entre outros. O programa, desta vez, abrangeu a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e o Vale do Jequitinhonha e a nossa proposta se baseou na formação qualificada dos grupos de mulheres a partir de três importantes perspectivas: primariamente a da Economia Feminista e, como apoio necessário, a Economia Solidária e as Economias da Ancestralidade.
As Cartilhas Formativas e o livro “Pedagogias Feministas Decoloniais”, produzidos a partir da experiência do programa, podem ser encontrados na nossa biblioteca virtual.