Skip links

Homonormatividade e homonacionalismo é o tema de novo ciclo de debates do NUH UFMG

Para a próxima rodada de eventos do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG, traremos o pesquisador Rogério Junqueira (INEP) para debater sobre temas de extrema importância para o que estamos enfrentando no cenário atual.

O Ciclo de Debates do NUH ocorrerá na quinta-feira, 25 de agosto, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e discutiremos sobre a homonormatividade e o homonacionalismo em interface com as políticas sexuais, geográficas e neoliberais.

É preciso questionar se ações ou políticas de promoção da “cidadania LBGTI” representam, de fato, vetores de desestabilização do heterossexismo, das normas de gênero ou da heteronormatividade.

Políticas sexuais homonormativas parecem ensejar um reconhecimento da “diversidade sexual” dentro dos limites um processo de inserção assimiladora na ordem social e sexual neoliberal. Seguindo essa lógica, configurações da sexualidade, gênero, raça, etnia, nação, classe e corpo podem ser realinhadas conforme prerrogativas geopolíticas e econômicas e passar a colaborar na legitimação da expansão do poder do Estado nas áreas de segurança, política de imigração, contraterrorismo, etc.

Temos aí o homonacionalismo, que preconiza a adesão a valores nacionalistas, implica o acionamento das ideias de progresso, modernidade, pátria, nação, família, religião e exige o engajamento na luta ao terrorismo, ao islamismo e a outros “inimigos das liberdades democráticas”.

Agende-se e confirme sua presença!

Quinta-Feira – (25/08)

19h – auditório Prof. Bicalho (FAFICH – UFMG)

convidado: Rogério Diniz Junqueira – (INEP)

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *