Skip links

Primeira Mostra Todxs Diversxs

A pluralidade de experiências LGBTs na contemporaneidade é apresentada numa mostra de filmes realizados recentemente, no Brasil e no exterior. A 1ª Mostra TODXS DIVERSXS traz a Minas Gerais obras audiovisuais que contribuem para as discussões sobre orientação sexual e identidade de gênero em diversos níveis. Nesta primeira edição, o foco são as manifestações e possibilidades de experiências na infância, adolescência. Organizada pelo Núcleo de Diretos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais – NUH/UFMG -, em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, a mostra integra as atividades do projeto de extensão Educação sem Homofobia, da UFMG, e ocorrerá em três cidades mineiras: Belo Horizonte, Contagem e Araçuaí. As sessões são gratuitas, abertas ao publico e acompanhadas por debates conduzidos por realizadorxs, pesquisadorxs ligadxs ao Núcleo e convidadxs.

SOBRE O EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA

Projeto desenvolvido pelo NUH/UFMG, o Educação Sem Homofobia capacita prioritariamente professorxs de ensino fundamental e médio para lidarem com questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero em sala de aula e nas comunidades onde atuam. Em sua terceira edição, que teve início em maio de 2012, o projeto abrange cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O projeto tem a parceria de prefeituras e grupos do movimento social LGBT, é financiado pelo Ministério da Educação e insere-se nas diretrizes do Plano Nacional de Promoção à Cidadania LGBT, no âmbito da Formação de Profissionais da Educação para o fomento da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero. A coordenação-geral do projeto é do Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado.

SOBRE O NUH/UFMG

O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) é um núcleo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que tem como propósito congregar pesquisadorxs e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o reconhecimento dos direitos, da cidadania, das identidades e das práticas culturais, políticas e sociais de indivíduos e grupos LGBT. O NUH foi criado em dezembro de 2007, por meio do convênio entre a UFMG e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Programa Brasil sem Homofobia).

ORGANIZAÇÃO

Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT – NUH/UFMG

Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA / Dígito Zero – Produtora Experimental

Equipe: Joana Ziller (NUH/UFMG), Roberto Alves Reis (NUH/UFMG e ICA/UNA) e Tatiana Carvalho Costa (NUH/UFMG e Dígito Zero/UNA). Estagiárixs: Duda Gonzales (Dígito Zero/UNA), Guilherme Bayara (NUH/UFMG), Leonardo Barros (NUH/UFMG), Náshilla Cedro (Dígito Zero/UNA).

PARCEIROS E APOIADORES

Casa Una de Cultura

CELLOS/MG – Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual

Espaço TIM/UFMG do Conhecimento

Instituto de Comunicação e Artes (ICA) do Centro Universitário UNA

Fundação Clóvis Salgado – Cine Humberto Mauro

RUDDS – Rede Universitária de Diversidade Sexual

Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG

Secretaria Municipal de Educação de Contagem/MG

Secretaria Municipal de Educação de Araçuaí/MG

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

SECAD/Ministério da Educação

Projeto Una-se Contra a Homofobia

Minas Friendly

Gis Club