Apresentações Colônia

:: SOCIEDADE ::

 

Abordam-se, de forma introdutória, as diversas práticas e as características do sacerdócio no período colonial, comparando-as com os dias atuais.
Propõe-se uma análise, inicial, das formas de vida dos índios no período colonial, contrapondo-as às práticas das sociedades atuais. Além disso, procura-se mostrar as diferentes imagens inspiradas nos índios ao longo tempo.
Mostra-se, de forma rápida, o quanto o povo brasileiro é diverso etnicamente, já que foi formado pela miscigenação de negros, índios e brancos.
Mostra-se que as mulheres no período colonial não eram todas iguais em suas posturas face ao homem e à sociedade em geral, analisando-se seus diferentes papéis nessa sociedade.
Procura-se desmistificar, de certa forma, as imagens das feiticeiras e, ao mesmo tempo, mostra-se a presença da magia nos dias de hoje. Analisam-se diferentes práticas mágicas e também as práticas repressivas de que foram alvos.
Aborda-se uma temática geralmente pouco explorada nos livros didáticos, com o intuito de comparar o hoje ao ontem, entendendo-se as especificidades históricas do casamento e do concubinato no passado colonial.
Apresenta-se aos alunos uma visão sobre a família patriarcal brasileira, questionando-se, inclusive, a possibilidade de atribuição de características patriarcais a todo território e a todo período colonial brasileiro. Ressalta-se também a presença negra e escrava no cotidiano das famílias.

Apresenta-se uma visão sintética sobre o casamento na colônia e sobre alguns delitos de natureza sexual, mais especificamente a bigamia, o concubinato e a fornicação. Abre-se espaço para a controvérsia historiográfica sobre o concubinato e o casamento.

Apresenta-se uma visão sobre a discriminação racial e social no Brasil Colônia, abordando a classificação das raças “infectas” e a relação dos portugueses com os membros de tais raças, através de imagens, relatos de viajantes e clérigos.
Apresenta-se uma visão sobre alguns aspectos da organização de quilombos no período colonial, sendo eles políticos, econômicos e sociais. Observa-se também a apropriação posterior acerca da representação dos quilombos como símbolo de resistência cultural e social.
As Missões
Apresenta-se uma visão sobre as missões jesuíticas no território colonial português, além de suas relações com os índios e colonos. A apresentação trata também do filme produzido sobre o tema.
A apresentação trata da situação das mulheres brancas e de cor nas Minas Gerais do século do Ouro, estabelecendo reflexões sobre os vários papéis assumidos pelo sexo feminino e a posição por elas assumido na sociedade da época.

 

 

 

villalta@fafich.ufmg.br